Eleitores de nove cidades divididas em quatro Estados voltaram às urnas no último domingo (3) para eleger novos prefeitos em eleições suplementares. Nessas cidades, as eleições foram anuladas porque os candidatos que concorreram, em 2012, com registro de candidatura rejeitado obtiveram mais de 50% dos votos válidos. Assim, os votos recebidos por eles foram anulados pela Justiça Eleitoral, ficando os candidatos impedidos de serem diplomados e empossados.
No Rio Grande do Sul, o município de Novo Hamburgo elegeu José Luiz Lauermann (PT) com 55,84% dos votos válidos, e o município de Eugênio de Castro elegeu Horst Daltro Steglich (PSDB) com 53,53% dos votos. Nas duas cidades o resultado foi conhecido antes das 19h.
Em Santa Catarina, eleitores de quatro municípios voltaram às urnas: Balneário Rincão, que elegeu Décio Góes (PT) com 52,52%; Campo Erê, que elegeu Rudimar Borcioni (PT) com 55,98% ; Criciúma, que elegeu Márcio Búrigo (PP) com 72,27%; e Tangará, cujo eleito foi Euclides Cruz (PSD) com 52,29% dos votos válidos.
Na Bahia, apenas o município de Camamu realizou eleição suplementar neste domingo e Emiliana Assunção Santos (PP) foi eleita com 48,55% dos votos.
Já em Mato Grosso do Sul, as cidades de Bonito e Sidrolândia, respectivamente, elegeram Leonel Lemos de Souza (PTdoB) com 50,82% e Ari Basso (PSDB) com 57,44% dos votos, para ocupar a chefia do executivo municipal.
Informações mais detalhadas sobre essas eleições podem ser encontradas na página de cada Tribunal Regional Eleitoral.
Calendário
Além das eleições do último domingo (3), já estão agendados novos pleitos em 14 municípios. Cabe aos TREs marcar novas eleições em seus respectivos Estados, mas uma resolução do TSE recomenda que essas eleições sejam feitas no primeiro domingo de cada mês. Ainda há a possibilidade de que novas eleições, referentes ao pleito de 2012, sejam marcadas em outros municípios brasileiros no decorrer deste ano.
No dia 7 de abril, serão realizadas novas eleições em: Pedra Branca do Amaparí-AP; São João do Paraíso, Biquinhas, Diamantina e Cachoeira Dourada-MG; Joaquim Távora-PR; Serra do Mel e Caiçara do Rio do Vento-RN; Muquém do São Francisco-BA; Coronel Macedo, Eldorado e Fernão-SP; e Tucunduva e Sobradinho-RS.
O calendário das novas eleições de 2013 foi aberto no último dia 3 de fevereiro, quando os eleitores de Guarapari, no Espírito Santo, elegeram o prefeito e vice-prefeito do município.
Já as eleições em Erechim e Vacaria, no Rio Grande do Sul, marcadas para os dias 3 de março e 7 de abril, respectivamente, foram suspensas após a ministra do TSE Luciana Lóssio conceder liminares determinando o retorno dos eleitos em 2012 aos cargos até decisão definitiva do Plenário do Tribunal sobre a cassação dos registros de candidatura.
Confira o original desta notícia em:
TSE
http://www.tse.jus.br