Notícias

Processo eleitoral contra Saulo Benevides (PMDB-SP) deve ser extinto

quinta-feira, 14 de março de 2013
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

A PRE (Procuradoria Regional Eleitoral) se manifestou pelo arquivamento do processo contra o prefeito de Ribeirão Pires, Saulo Benevides (PMDB). O peemedebista responde por abuso de poder econômico no pleito municipal de 2012. O caso aguarda julgamento pela corte do TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

No entendimento da Procuradoria, a ação é inválida porque a acusação não incluiu a atual vice-prefeita da cidade, Leo da Apraespi (PSC), como acusada. A socialista-cristã entrou na chapa do PMDB no dia 10 de setembro, substituindo sua irmã, Lair da Apraespi (PSC).

A PRE entendeu que Leo precisaria ser incluída no polo passivo da ação, independentemente de ela ter ingressado na chapa após a abertura do processo - fato que ocorreu em 31 de agosto, ou seja, antes da troca.

Em novembro, a Procuradoria entendeu que havia motivos suficientes para cassar o registro de candidatura de Saulo, o que impediria a diplomação do peemedebista e poderia culminar em novas eleições municipais.

Dias após a decisão, Dedé oficializou junto ao TRE o desejo de desistir da ação. A coligação do ex-prefeiturável conseguiu reverter momentaneamente o caso por meio de uma segunda petição, na qual alegou que Dedé havia enganado Eduardo Horm, presidente da coligação, para assinar a retirada. Na época, os partidos aliados publicaram carta aberta aos eleitores chamando o popular-socialista de "traidor."

Diante do imbróglio, a juíza relatora do processo, Clarissa Campos Bernardo, mandou as duas petições para análise da PRE. Não existe prazo para que a magistrada coloque a ação em julgamento plenário.

Saulo não escondeu a confiança em conseguir a vitória no TRE. "Acredito que a justiça está sendo feita. Sempre afirmei que nunca tive culpa no processo. Estou confiante que essa história vai acabar", destacou.

O peemedebista foi acusado de utilizar um jornal da cidade a seu favor durante a eleição. A acusação apresentou fotos e vídeos para tentar comprovar o uso de carros e cabos eleitorais para distribuir a publicação.

UNIÃO

A iniciativa de Dedé em retirar o processo marcou o início da aproximação com Saulo. Ambos se atacaram durante os três meses da campanha. O peemedebista e o popular-socialista mantêm, agora, bom relacionamento.

No começo do mês, Dedé esteve com o chefe do Executivo e o deputado estadual Alex Manente (PPS), que anunciou emendas de R$ 400 mil para melhorias estruturais de Ribeirão.

Nos bastidores comenta-se que Dedé pode integrar o primeiro escalão do governo peemedebista a partir do ano que vem.

 

Leia a notícia completa em:
Diário do Grande ABC
http://www.dgabc.com.br

 

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

ter, 19 de março de 2013

TRE-DF condena o Deputado Distrital Robério Negreiros por propaganda antecipada

Na sessão de julgamento realizada nesta segunda-feira (18), foi concluído o julgamento de uma representação proposta pelo Ministério Público Eleitoral […]
Ler mais...
sex, 11 de julho de 2014

Coligação de Aécio pede multa a Dilma por suposta propaganda antecipada em Vitória

A coligação Muda Brasil, cujo candidato à Presidência da República é Aécio Neves, ajuizou representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) […]
Ler mais...
seg, 14 de novembro de 2016

Ministra Luciana Lóssio debate com instituições medidas para aumentar participação da mulher na política

Cerca de 30 mulheres representantes da magistratura, da advocacia, do Ministério Público, do jornalismo  e da ONU Mulheres foram recebidas […]
Ler mais...
sáb, 21 de maio de 2016

Inscrições abertas para o seminário “As Eleições Municipais e os Desafios da Justiça Eleitoral”

Estão abertas as inscrições para o seminário “As Eleições Municipais e os Desafios da Justiça Eleitoral”, que acontece no dia […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram