Notícias

TRE indefere liminar do MP Eleitoral contra Collor

quinta-feira, 22 de agosto de 2013
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

No final da tarde desta segunda-feira (19), o desembargador relator Luciano Guimarães do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) indeferiu liminar do Ministério Público Eleitoral que argumentava que as matérias publicadas no jornal Gazeta de Alagoas com o senador Fernando Collor de Mello (PTB/AL) estariam em desacordo com a legislação eleitoral por tentar promover a pré-candidatura do mesmo ao Senado.

A liminar impetrada pelo Ministério alegou que a grande frequência das publicações com o senador no veículo de comunicação caracterizaria privilégio e “uma verdadeira campanha eleitoral”. Haveria desvantagem, segundo a liminar, para outros possíveis candidatos, o que acarretaria falta de isonomia. Assim, o órgão pediu concessão de medida cautelar, em caráter de urgência, para que a suposta ilicitude fosse interrompida.

O relato do desembargador diz que o teor das matérias retrata a atuação do parlamentar assim como faz divulgação do seu trabalho, sem haver “nenhum tipo de referência à candidatura, eleição ou ainda alusão, mesmo que subliminar a pedido de votos”. Em análise preliminar, ele considera que pode-se considerar no máximo a promoção pessoal, mas sem relacionar à suposta candidatura.

A divulgação dos atos do senador, segundo o relator, segue a divulgação de atos e realizações de parlamentar, que fazem parte do dever de informar à sociedade sobre o posicionamento do político quando a temas de interesse local, regional ou nacional.

Quanto a liminar para abster o jornal de veicular matérias do possível pré-candidato, o desembargador considera como não recomendável, pela liberdade de expressão que protege a atividade da imprensa e sua obrigação de informar a sociedade.

Ele discorre que qualquer violação eleitoral que tenha ocorrido deve ser aferida em caso de julgamento do caso pelo TRE e não em medida cautelar. Assim, o pedido de medida liminar foi indeferido pelo relator.

 

Acesso em 22/08/2013

 

Leia a notícia completa em:
Tribuna Hoje
www.tribunahoje.com

 

 

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

qua, 20 de junho de 2018

Quarta Turma confirma anulação de transferência de créditos tributários federais por fraude

A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) que […]
Ler mais...
sex, 14 de fevereiro de 2014

Prefeita de Mossoró sofre nova cassação pela Corte do TRE-RN

Por unanimidade de votos, a Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte – TRE-RN, em sessão realizada […]
Ler mais...
seg, 25 de julho de 2016

ARTIGO - “Justiça eleitoral deve fiscalizar gastos com atos de pré-campanha”, de Rodrigo Albuquerque

Em “Cem Anos de Solidão”, Gabriel Garcia Marquez conta que, em Macondo, o mundo era tão recente que muitas coisas […]
Ler mais...
seg, 30 de setembro de 2019

Plenário mantém cassação de vereadores envolvidos em caso de candidaturas fraudulentas no Piauí

Fonte: TSE Por maioria de votos, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu manter a cassação de seis vereadores eleitos em […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram