A ministra Luciana Lóssio, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), suspendeu, em decisão liminar, as novas eleições para a escolha de prefeito e vice-prefeito do município de Mathias Lobato, marcadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) para o dia 1º de dezembro. A liminar foi solicitada pela prefeita eleita, Karla Pessamilio de Souza Lopes (PSC), que teve o registro indeferido pelo TRE por dupla filiação partidária na época em que se candidatou. Com o indeferimento do registro da candidata, as novas eleições foram marcadas pelo TRE.
Em sua decisão, a ministra Luciana Lóssio afirmou que “a movimentação da Justiça Eleitoral, com vistas à realização de novas eleições, demanda recursos públicos de considerável monta”. Acrescenta que, “em nome da própria estabilidade político-administrativa municipal, já que o julgamento do recurso especial poderá, eventualmente, ser favorável à autora”, a realização de novo pleito deve aguardar o pronunciamento final do Tribunal Superior Eleitoral.
A ministra deferiu a liminar apenas para suspender os efeitos da Resolução TRE nº 925/2013, até que o TSE se pronuncie sobre o caso.
Processos relacionados: AC 52182 e RESPE 105446
Acesso em 25/10/2013
Leia a notícia completa em:
Tribunal Superior Eleitoral
www.tse.jus.br