Mais um prefeito de Mato Grosso teve seu mandato cassado. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) condenou o chefe do Executivo de Barra do Garças, Roberto Farias (PSD), por abuso de poder econômico e uso indevido dos meio de comunicação quando candidato a deputado federal pelo PP nas eleições de 2010.
O Legislativo municipal deve empossar no lugar do social-democrata Andreia Farias (PR), segunda colocada no pleito do ano passado. A solenidade deve ocorrer em um prazo de 15 dias.
Roberto e Andreia são primos, mas pertencem a grupo políticos adversários. Ela é filha do ex-prefeito Wanderlei Farias (PR).
A ministra Laurita Hilário Vaz foi a relatora do processo. Todos os demais ministros do TSE votaram pela rejeição do recurso interposto pela defesa de Roberto. Com a decisão, ele fica enquadrado como ficha suja.
Apesar de estar sob suspeitas, o social-democrata concorreu na eleição municipal do ano passado sub judice, sustentado por uma liminar expedida pelo ministro Gilson Dipp.
Em 2010, quando foi candidato a deputado federal, Roberto, que é proprietário de uma emissora de televisão da região, utilizou-se do veículo para promover sua campanha fora do horário eleitoral permitido pela legislação.
O social-democrata afirma que a medida foi adotada para se defender das ameaças de mortes que estava recebendo. Na época, uma bomba caseira foi encontrada em seu comitê eleitoral. A polícia explodiu o artefato. (KA)
Acesso em 08/12/2013
Notícia completa em:
Diário de Cuiabá
www.diariodecuiaba.com.br