Na primeira sessão plenária de 2014, o Pleno do TRE-RS manteve a sentença de primeira instância que determinou a cassação dos mandatos do prefeito de São Jerônimo, Marcelo Luiz Schreinert (PP), e do vice-prefeito, Fabiano Rolim (PT). Eles foram condenados por arrecadação e gastos ilícitos de recursos para a campanha eleitoral, mediante despesas excessivas com recursos não identificados nem contabilizados, referentes ao financiamento da campanha e despesas com locação de veículos, combustível e refeições omitidas na prestação de contas dos candidatos, entre outras irregularidades.
A decisão ocorreu por maioria (5x1), vencido o voto da relatora do processo. Com isso, haverá nova eleição majoritária no município em data a ser marcada pela Justiça Eleitoral. Os condenados podem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
As sessões da Corte do Tribunal acontecem no plenarinho - Sala de Sessões Sisínio Figueiredo - nos meses de janeiro, fevereiro e março, em virtude de reforma no plenário da Casa.
Acesso em 22/01/2014
Leia a notícia completa em:
Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
www.tre-rs.jus.br