Catorze pessoas foram detidas neste domingo (5) por crime eleitoral no Vale do Paraíba. A cidade que registrou o maior número de ocorrências foi São José dos Campos, com sete flagrantes. A legislação eleitoral proíbe a distribuição de santinhos no dia da eleição.
São José dos Campos
Ao todo, sete pessoas foram detidas em duas ocorrências de crime eleitoral na cidade. Em um dos casos, quatro pessoas foram flagradas jogando panfletos e material impresso de candidatos a deputado estadual e federal no bairro Jardim Imperial, próximo ao Campo dos Alemães. Eles foram levados para o 3° Distrito Policial.
Durante a manhã, outras três pessoas foram flagradas fazendo boca de urna em frente à escola Dorival Monteiro de Oliveira, no bairro Novo Horizonte. De acordo com a Polícia Civil, os três também foram levados ao 3° DP e liberados após o registro da ocorrência.
Potim
Dois homens foram detidos em Potim por crime eleitoral. De acordo com a Polícia Civil, eles alegaram em depoimento que estavam sugerindo candidatos a uma eleitora indecisa que pediu ajuda à dupla. A eleitora foi qualificada como testemunha e eles continuaram presos para prestar depoimento.
Campos do Jordão
Na cidade, uma van com propaganda do PSDB foi apreendida pela Justiça Eleitoral por suspeita de transporte de eleitores. Nela estavam o motorista e um passageiro, que foram encaminhados para a delegacia. De acordo com a Polícia Civil, em depoimento eles negaram fazer transporte de eleitores, mas vão responder em liberdade por crime eleitoral.
Pindamonhangaba
A PM de Pindamonhangaba apreendeu uma carreta com material de campanha eleitoral do PMDB na manhã deste domingo. Segundo a PM, o ocorrido foi por volta das 7h40 em frente à escola Serafim Ferreira Remefi, no bairro Terra dos Ipês II. Um homem de 51 anos responsável pelo veículo foi levado à delegacia para prestar depoimento e liberado em seguida. A carreta com os panfletos foi apreendida pela polícia.
Queluz
Uma vereadora do DEM foi detida por boca de urna no final desta manhã. Ela foi flagrada por uma funcionária da Justiça Eleitoral entregando um santinho para um eleitor e conduzida à delegacia. A vereadora assinou um termo circunstanciado e foi liberada em seguida. Não foi encontrado nenhum material de campanha com ela.
Ubatuba
Uma pessoa foi detida na manhã de domingo na região central de Ubatuba. Segundo a polícia, ele foi flagrado distribuindo santinhos e foi conduzido à delegacia.
Cruzeiro
Uma Kombi foi apreendida em frente à Escola Estadual Oswaldo Cruz, no centro da cidade, por estar caracterizada com material de campanha. O veículo foi guinchado e levado para a delegacia. Ninguém foi preso.
Acesso em 07/10/2014
Leia a notícia completa em:
G1
www.globo.com