O juiz auxiliar de propaganda do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo (TRE-SP), Marcelo Coutinho Gordo, determinou o recolhimento de dois jornais de propaganda política irregular que estavam em circulação de Tatuí /SP. Conforme mostra reportagem exibida pela TVTEM, oficiais de justiça e o promotor eleitoral estiveram em três endereços na cidade na sexta-feira (3) para fazer a apreensão dos materiais.
Segundo o cartório eleitoral, 14.282 mil exemplares de dois jornais de propaganda política irregular foram apreendidos. A medida da Justiça Eleitoral é com base em uma representação do candidato a deputado estadual Luiz Gonzaga Vieira de Camargo. Ele alega que as informações dos textos não são verdadeiras. Os jornais foram publicados com o CNPJ do também candidato a deputado estadual Auro de Jesus Soares Coelho.
De acordo com a decisão do juiz, os jornais têm termos ofensivos e informações imprecisas acerca do candidato, o que poderia iludir o eleitorado e comprometer o processo eleitoral. Segundo o promotor de Justiça Eleitoral Carlos Eduardo Pozzi, o crime eleitoral pode configurar difamação e injúria.
A equipe de reportagem procurou os dois candidatos a deputado estadual envolvidos no processo do TRE. Em nota, o autor da denúncia, Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, diz que repudia a produção e distribuição dos jornais impressos com conteúdo difamatório e mentiroso. Já Auro de Jesus Soares Coelho, que aparece como denunciado, informou por meio da assessoria de imprensa que está recorrendo da decisão do TRE.
Acesso em 07/10/2014
Leia a notícia completa em:
G1
www.globo.com