O relator das comissões especiais da reforma política, deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), disse há pouco que entrou em contato com o vice-presidente da República, Michel Temer, para que reunisse as lideranças nacionais em torno de uma proposta minimamente consensual sobre o sistema eleitoral brasileiro.
"A conclusão que temos é que se não buscamos isso com lideranças políticas como Fernando Henrique Cardoso, Lula, Aécio Neves, Rui Falcão [presidente do PT], Ciro Nogueira [presidente do PP], entre outros, não aprovaremos nada”, ressaltou o parlamentar.
Castro afirmou que, entre os deputados, está difícil chegar a um consenso sobre o sistema eleitoral ideal. “Distribuí questionários a pelo menos 100 deputados sobre a reforma política, e o primeiro lugar ficou com o distrital misto, com 38% de preferência. Depois, veio o distritão, com 28%; o sistema atual (proporcional) recebeu 12% de votos. Os outros 22% foram distribuídos entre outras preferências eleitorais”, citou. “Uma coisa é certa: do jeito que está não dá”, completou.
Ele participa de audiência pública das comissões especiais da reforma política que analisam propostas de emenda à Constituição (PECs 344/13, 352/13 e outras) e projetos de natureza infraconstitucional (que não mudam a Constituição) sobre o tema.
Acesso em: 30/04/2015
Leia notícia completa em:
Câmara dos Deputados
www2.camara.leg.br