O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina informa ao TSE nesta sexta-feira (20) quais municípios catarinenses terão eleição híbrida neste ano, ou seja, quando o eleitor tanto pode votar pelo processo de identificação biométrico, quando se identifica pela impressão digital, como também pelo processo de identificação tradicional.
No estado, além daqueles que tiveram revisão do eleitorado obrigatória, outros nove municípios realizaram o cadastramento biométrico em atendimento ordinário entre 2015 e 2016. De acordo com a coordenadora de eleições do TRE-SC, Patricia Sardá, “os eleitores dessas cidades que compareceram aos cartórios para realizar alguma atualização cadastral, já realizaram a biometria”. Ao total, são cerca de 27 mil os eleitores cadastrados biometricamente nesses municípios.
Jaraguá do Sul é o município com o maior número de eleitores cadastrados com a nova tecnologia. Pouco mais de 8 mil pessoas, que representam 7% do eleitorado jaraguaense, poderão utilizar a identificação biométrica. Mas, em relação à quantidade de eleitores por município, Itapoá está mais adiantado, tendo cadastrado 25% de seu eleitorado, equivalente a 3.450 pessoas; seguido de Garuva, com 16,5% dos eleitores com biometria, totalizando 1.857 cadastramentos realizados.
O eleitor que votar via processo biométrico também deve comparecer à seção eleitoral portando documento original com foto. “A identificação biométrica é um adicional, que autentifica a identificação e garante a segurança das eleições, e não substitui o processo de identificação por documento do eleitor”, ressalta Patrícia Sardá.
Relação de municípios com eleições híbridas em SC
Balneário Camboriú
Botuverá
Brusque
Camboriú
Corupá
Garuva
Guarabiruba
Itapoá
Jaraguá do Sul
Acesso em: 22/05/2016
Leia notícia completa em:
Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
www.tre-sc.jus.br