Notícias

TSE encontra até pessoas mortas entre doadores de campanha

quinta-feira, 08 de setembro de 2016
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

A Justiça Eleitoral encontrou os primeiros indícios de irregularidades na prestação de contas de candidatos às eleições de outubro, como doações feitas por pessoas mortas. De acordo com levantamento feito em parceira com o Tribunal de Contas da União, foram identificados 38,9 mil doadores suspeitos, 1,4 mil despesas com indícios de irregularidades e 34% de irregularidades no total de contas analisadas.

O presidente do TSE, Gilmar Mendes, aperta o cerco contra fraudes eleitorais.
Nelson Jr./SCO/STF

De acordo com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Gilmar Mendes, as irregularidades podem resultar na impugnação das candidaturas pelo Ministério Público Eleitoral. "Nós temos que acompanhar isso com rigor. Já tivemos no passado mortos que votavam. Agora, temos mortos que doam", disse Mendes.

Os dados fazem parte da primeira lista de indícios de irregularidades encontradas na prestação de contas dos candidatos às eleições de outubro. Neste ano, passou a vigorar nova regra, instituída pela Reforma Eleitoral aprovada no ano passado, na qual os partidos e candidatos são obrigados a enviar à Justiça Eleitoral dados sobre arrecadação e despesas de campanha a cada 72 horas. Com a nova lei, as doações de empresas foram proibidas e permitidas somente as feitas por pessoas físicas, limitadas a 10% do rendimento do ano anterior.

Antes da vigência da nova regra, os dados eram enviados somente três vezes durante a campanha, com duas prestações parciais e prestação de contas finais. Para analisar os dados, o TSE firmou um convênio com o TCU, que vai apresentar relatórios semanais ao tribunal.

De acordo com Aroldo Cedraz, presidente do TCU, os dados representam 34% de irregularidades do total de contas analisadas. "Há indícios claros de várias irregularidades. Para vocês terem uma ideia, são 34% de irregularidades que nós estamos verificando, no primeiro momento, em relação aos doadores. Em relação aos fornecedores, 2% de irregularidades. Mas, claro, isso nós iremos passar às mãos do presidente do TSE, que poderá encaminhar esses dados aos juízes eleitorais dos municípios para que possam checar melhor esses dados", disse.

Foram analisados 114,5 mil doadores e 60,9 mil fornecedores. Com informações da Agência Brasil.

Acesso em 8 de setem­bro de 2016

Leia a notí­cia com­pleta em CONJUR

http://www.conjur.com.br/2016-set-06/tse-encontra-pessoas-mortas-entre-doadores-campanha

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

sex, 18 de setembro de 2020

Lista suja do trabalho escravo é constitucional

Fonte: STF O Supremo Tribunal Federal julgou constitucional a criação do Cadastro de Empregadores que tenham submetido trabalhadores à condição […]
Ler mais...
qua, 06 de junho de 2018

Mantida nulidade de transferência de ações que procurador fez para si mesmo

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve acórdão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul […]
Ler mais...
qua, 27 de março de 2013

Juíza determina troca de prefeito e vice em Engenheiro Paulo de Frontin-RJ

A juíza da 74ª ZE, de Engenheiro Paulo de Frontin, Denise Salume Amaral do Nascimento, decretou na noite de hoje, […]
Ler mais...
sex, 05 de novembro de 2021

Constituição de devedor assistido pela DP em fiel depositário exige intimação pessoal

Fonte: Conjur É imprescindível a intimação pessoal do devedor assistido pela Defensoria Pública para a sua constituição como depositário fiel […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram