O movimento Mais Mulheres no Direito homenageará, nesta quinta-feira (4), a ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Luciana Lóssio por seu trabalho em defesa de maior espaço para as mulheres na política e por sua exitosa atuação na Corte Eleitoral ao longo de quase seis anos. A homenagem ocorrerá no Salão Nobre, localizado no primeiro subsolo do TSE, logo após a ministra Luciana Lóssio participar pela manhã da última sessão plenária como ministra titular no Tribunal. A ministra terminará seu segundo biênio como integrante efetiva da Corte nesta sexta-feira (5).
Cerca de 30 mulheres de todo o país, que compõem o grupo, estarão em Brasília para reconhecer o empenho da ministra em favor da causa feminina e do incentivo a uma maior participação da mulher na política.
Na ocasião, a ministra Luciana Lóssio receberá uma escultura do artista plástico Giuseppe Bosica, que será entregue pela vice-governadora do Piauí, Margarete de Castro Coelho.
Avanço
A ministra costuma afirmar que, atualmente, é cada vez mais comum o assunto ser discutido em rodas de amigos e familiares, o que contribui para uma reflexão das pessoas sobre o tema, que estimula o empoderamento feminino também na política.
Trajetória
Antes de se tornar ministra do TSE, Luciana Lóssio foi advogada na área do direito eleitoral. É membro do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (Ibrade). Atuou por sete anos, de 1999 a 2006, na Procuradoria-Geral da República. Por conta da desigualdade de gênero no poder, a ministra dedicou boa parte de sua participação no TSE, além dos votos que proferiu individualmente ou em Plenário, em iniciativas para aumentar o envolvimento das mulheres na política.
RC/EM
Leia a matéria completa em :
TSE
www.tse.jus.br
Acesso em 04/05/2017