O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), representado pelo secretário-geral da Presidência, Luciano Fuck, e pelo assessor-chefe de Assuntos Internacionais, Ciro Leal Martins da Cunha, participa, nesta segunda-feira (26), da 12ª Sessão Extraordinária do Instituto Internacional para a Democracia e a Assistência Eleitoral (IDEA Internacional). A reunião, que ocorre na sede do Instituto, em Estocolmo, na Suécia, discute os atuais desafios e oportunidades para a democracia no mundo, com vistas à elaboração da Estratégia 2018-2022 do Instituto.
A delegação brasileira tem mantido encontro bilateral com o secretário-geral do IDEA Internacional e ex-primeiro ministro da Bélgica, Yves Leterme. Após as tratativas, decidiu-se avançar rumo à criação de um centro de excelência conjunto na sede do Tribunal, em Brasília, com foco na disseminação internacional das boas práticas eleitorais brasileiras, particularmente na área de tecnologia da informação.
IDEA Internacional
O Brasil ingressou formalmente no IDEA Internacional em abril de 2016. Desde dezembro, daquele ano, também integra também o Comitê Diretor do Instituto. Criado em 1995, o IDEA tem por objetivo prestar assistência técnica, desenvolver estudos e pesquisas sobre processos eleitorais, democracia e desenvolvimento. O Instituto, que conta atualmente com 30 estados-membros, é financiado por contribuições voluntárias dos membros e de diferentes organizações, como a Comissão Europeia, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e o Banco Interamericano de Desenvolvimento.
Leia a matéria completa em :
TSE
www.tse.jus.br
Acesso em 29/06/2017