Dois partidos políticos se uniram para colocar em prática projetos que já estão beneficiando a coletividade. A ação conjunta não aconteceu no cenário político oficial, com os partidos políticos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ela foi desenvolvida por alunos da Escola Estadual Elma Gattas, de Várzea Grande (MT), no âmbito do Programa Voto Consciente. Contudo, apesar de a iniciativa não ter origem nos partidos políticos oficiais, a notícia é digna de comemoração, porque demonstra que a nova geração está mais empenhada em buscar solução para os problemas da coletividade do que em defender seus interesses particulares.
A atividade aconteceu nesta quarta-feira, 11 de outubro. Duas agremiações fictícias, o Partido da Cultura, do Esporte e Lazer (PCEL), e o Partido da Ética e Cidadania (PEC), promoveram juntos um evento comemorativo do Dia das Crianças, com brincadeiras, danças e música. Em paralelo, desenvolveram ações de revitalização do pátio. Os próprios alunos colocaram a mão na massa, na pintura no chão dos jogos de xadrez e amarelinha.
A professora de educação física Simonia Bueno falou sobre a comemoração. "Estamos tendo uma manhã recreativa, comemorando o Dia das Crianças. Já teve brincadeiras infantis como jogo da velha, amarelinha, dama e xadrez. Teve também apresentações de danças culturais como hip hop, axé e apresentação da banda. Com a organização dos partidos PCEL e PEC, realizamos essas atividades diferentes para os alunos. Têm alguns alunos pintando um tabuleiro de xadrez humano e amarelinha no chão do pátio. Vamos deixar as pinturas para o ensino fundamental do período da tarde, que também vai ter uma recreação para eles".
O programa Voto Consciente é coordenado pela Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (EJE-MT), em cinco escolas de Cuiabá e Várzea Grande, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação.
Entre os dias 23 e 27 de outubro deste ano serão realizadas eleições fictícias. Um único partido será eleito em cada escola: aquele que apresentar - e colocar em prática - a melhor proposta para a comunidade escolar. Ao se unirem para promover uma ação em benefício dos demais estudantes, os alunos destes dois partidos demonstram que mais importante que vencer a eleição é promover o bem-estar de todos.
Ao ser questionado sobre a mensagem que querem passar aos colegas, um dos estudantes disse que a ideia é usar o dia das crianças para lembrar a necessidade de brincar, rir e fugir da rotina. Contudo, para a Justiça Eleitoral, a mensagem que deixaram foi de que o interesse coletivo deve ser sempre mais importante que o individual. Esses alunos são exemplos para o país.
Essa não foi a única iniciativa digna de elogios, desenvolvida por estudantes das escolas públicas atendidas pelo Programa Voto Consciente. Leia nas matérias abaixo diversas outras iniciativas que estão trazendo um novo conceito de convivência nas comunidades escolares:
http://www.tre-mt.jus.br/imprensa/noticias-tre-mt/2017/Outubro/alunos-do-voto-consciente-cumprem-promessas-de-campanha-radio-caminhada-e-horta
http://www.tre-mt.jus.br/imprensa/noticias-tre-mt/2017/Outubro/programa-voto-consciente-partidos-se-unem-para-colocar-em-pratica-propostas
http://www.tre-mt.jus.br/imprensa/noticias-tre-mt/2017/Outubro/propostas-inovadoras-surgem-com-o-programa-voto-consciente-na-escola-estevao-alves-correia
http://www.tre-mt.jus.br/imprensa/noticias-tre-mt/2017/Setembro/voto-consciente-campanha-mobiliza-estudantes-de-escolas-publicas-2
RG, com informações do TRE-MT.