O governo brasileiro tem disponibilizado ao cidadão alguns serviços digitalmente. Recentemente, passou a ser possível consultar dados da carteira de trabalho e da CNH na internet. Agora, também é possível substituir o título de eleitor de papel pelo eletrônico.
Os eleitores baixam o aplicativo E-Título no celular e fazem um cadastro. Vai funcionar como um serviço – além de substituir o documento tradicional, vai exibir informações sobre quitação eleitoral, cadastramento biométrico e endereço de votação com GPS.
O professor José Eduardo Santarem Segundo, do Departamento de Educação, Informação e Comunicação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP, disse que o E-Título foi desenvolvido por funcionários do TRE do Acre. E que a não terceirização desse serviço reforça a segurança dos dados.
O ministro Gilmar Mendes declarou que a iniciativa representará economia de recursos públicos, uma vez que não será mais necessário, por exemplo, reimprimir todos os títulos de eleitores que mudaram de zona eleitoral para as próximas eleições.
Ouça entrevista no link acima.
Por: Vitória Junqueira
Fonte: http://jornal.usp.br/atualidades/e-titulo-vai-facilitar-servicos-da-justica-eleitoral/