A convite do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia, veio à Corte para debater uma parceria entre as duas instituições em ações de cidadania nas escolas brasileiras. A ideia é promover a conscientização de futuros eleitores sobre a importância do voto. O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira (8), em Brasília.
A parceria entre as instituições faz parte das metas de trabalho da gestão do ministro Luiz Fux, ressaltadas em seu discurso de posse.
Por meio do projeto “Inclusão legal”, o TSE pretende levar às escolas atividades que busquem contribuir para a formação de crianças e adolescentes. Para tanto, serão articuladas ações de conscientização sobre cidadania, democracia e direitos fundamentais. As atividades incluirão palestras e debates.
Outra iniciativa nesse sentido é a “Caravana eleitoral”, que percorre diversos municípios do país. A partir do projeto “Justiça Eleitoral sobre rodas”, ônibus especiais levarão aos cidadãos facilidades eleitorais, como o cadastramento biométrico e os materiais informativos.
Para o presidente Luiz Fux, a conscientização eleitoral começa antes mesmo de os jovens cidadãos adquirirem o direito de escolher seus representantes. “Crianças e adolescentes que crescem com noções elementares de direito e cidadania tornam-se brasileiros mais conscientes do valor de seu voto”, afirmou após a reunião.
Um acordo de cooperação entre o TSE e a OAB deve ser formalizado para que essas ações ocorram já nas eleições gerais deste ano.
Fonte: http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2018/Marco/tse-e-oab-vao-promover-acoes-de-conscientizacao-eleitoral