Notícias

Diretório Nacional do PPS tem contas de 2012 desaprovadas

quarta-feira, 18 de abril de 2018
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Em decisão unânime, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desaprovou a prestação de contas do Diretório Nacional do Partido Popular Socialista (PPS) referente ao exercício financeiro de 2012.

Os ministros determinaram na sessão desta terça-feira (17) que o partido devolva R$ 707.319,61 ao erário, devidamente corrigidos e com recursos próprios. O Plenário suspendeu ainda o repasse à sigla das cotas do Fundo Partidário por dois meses, sanção a ser cumprida de forma parcelada em quatro vezes, com valores iguais.

O relator, ministro Tarcisio Vieira de Carvalho Neto, informou que a área de exame de contas partidárias do Tribunal identificou uma série de irregularidades na prestação de contas do PPS, que atingiram 16,08% das verbas do Fundo Partidário repassadas à legenda. Entre elas, descompassos nas despesas mensais de combustível e ausência da comprovação de propriedade de automóvel no balanço patrimonial da sigla.

O TSE também detectou que o PPS não comprovou, nas contas de 2012, a destinação mínima de 5% dos recursos do Fundo Partidário em programas de promoção da participação feminina na política, conforme determina o artigo 44 da Lei nº 9.096/1995 (Lei dos Partidos Políticos).

Diante disso, por não ter a legenda aplicado o índice legal, a Corte acresceu mais 2,5% das verbas do Fundo Partidário ao percentual não empregado, com a devida correção monetária. O partido deverá adotar esse novo índice, de 7,5%, em iniciativas de promoção da mulher na política já no exercício financeiro posterior ao julgamento das contas da legenda.

Ao encaminhar o voto pela desaprovação das contas do PPS, Tarcisio Vieira afirmou que o conjunto das irregularidades apuradas comprometeu a confiabilidade da prestação apresentada, “ainda que não haja falha de natureza gravíssima”.

EM/JP, LR

Processo relacionado:   PC 24296

Leia notícia completa em:

TSE

www.tse.jus.br/

Acesso em 18/04/2018

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , , , , , , , , , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

qua, 20 de fevereiro de 2019

Venezuela começa a regular e tributar remessas com criptomoedas

O governo venezuelano começou a regular as remessas com criptomoedas. O regulador estabeleceu um limite mensal e estará coletando comissões […]
Ler mais...
seg, 22 de outubro de 2018

TSE suspende propaganda do Haddad que liga Bolsonaro à tortura da ditadura

O ministro Luís Felipe Salomão, do Tribunal Superior Eleitoral, determinou a suspensão de uma propaganda do candidato à presidência Fernando […]
Ler mais...
qui, 18 de abril de 2013

TRE-AC poderá cancelar mais de 8 mil títulos a partir de maio

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) publicou no dia 20 de fevereiro a lista dos eleitores faltosos às três […]
Ler mais...
ter, 16 de agosto de 2022

Mulheres estão em 52% das chapas para governos, mas maioria é vice

Fonte: Folha de São Paulo Quatro anos após a definição de uma cota de 30% do fundo eleitoral para candidaturas […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram