Notícias

Ministra Rosa Weber é eleita presidente do TSE; Barroso será o vice

terça-feira, 26 de junho de 2018
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, foi eleita nesta terça-feira (19/6) para comandar o Tribunal Superior Eleitoral pelos próximos dois anos. Foram 6 votos a um.

Atualmente, o ministro Luiz Fux está à frente da corte, em mandato que acaba em 14 de agosto, quando Rosa Weber assumirá a presidência até 2020. Na mesma sessão, o ministro Luís Roberto Barroso foi eleito para o cargo de vice-presidente.

Fonte: Assessoria de Comunicação TSE

“Eu sei da enorme responsabilidade que me aguarda neste ano de 2018, em que o país se encontra em meio a uma disputa tão acirrada, com tantas divisões”, disse a ministra que presidirá o TSE durante as eleições deste ano.

Rosa Weber disse que “juízes, juízas, servidores, servidoras, cada um, isoladamente, no âmbito das suas atribuições, deve atuar de modo que a instituição possa cumprir seu relevantíssimo papel, que é o de fortalecimento e aperfeiçoamento da democracia em nosso país”.

A ministra também afirmou ser um “alento” o suporte de Barroso como vice durante a nova gestão, “inclusive na preparação das eleições de 2018”.

Perfil
Ministra do STF desde 2011, Rosa Weber é natural de Porto Alegre (RS). Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1971.

Foi juíza do trabalho de 1981 a 1991 e integrou o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) durante 15 anos, tendo-o presidido no biênio 2001-2003. Também exerceu o cargo de ministra do Tribunal Superior do Trabalho de fevereiro de 2006 a 2011.

Em junho de 2012, ingressou no TSE como ministra substituta, época em que o tribunal era comandado pela atual presidente do STF, ministra Cármen Lúcia. Foi empossada ministra efetiva em maio de 2016. Com informações da Assessoria de Imprensa do TSE.

Acesse o conteúdo completo em www.conjur.com.br

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , , , , , , , , , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

ter, 09 de outubro de 2018

TRE-RN rejeita pedido de retirada de conteúdo da internet

Por Giovana de Moraes Busnello dos Santos, Glauber Freire de Oliveira, Juliana Barbosa de Lima e Wellington Luiz de Faria O Tribunal Regional Eleitoral do […]
Ler mais...
qui, 30 de abril de 2015

TSE julga contas de 2009 e determina que partidos devolvam dinheiro ao erário

  O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgou, na sessão desta terça-feira (28), as prestações de contas de cinco […]
Ler mais...
seg, 01 de outubro de 2018

Candidatos ajuizaram ao menos 103 ações alegando serem vítimas de fake news

Por Mariana Oliveira Os candidatos que concorrem às eleições de outubro ajuizaram ao menos 103 ações em que alegam serem vítimas de fake news e […]
Ler mais...
qui, 14 de fevereiro de 2019

CPC/15: Fixação de sucumbência prevista em regra geral prevalece sobre equidade

A 2ª seção do STJ definiu entendimento nesta quarta-feira, 13, sobre a fixação dos honorários advocatícios sucumbenciais, fixando a estrita […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram