Notícias

TRE de Rondônia manda cessar toda a campanha de duas candidatas com registros indeferidos

segunda-feira, 10 de setembro de 2018
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Nos últimos dias, duas decisões do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE) complicaram a situação de candidatos com registro indeferido pela Corte. Diferente das eleições anteriores e interpretando de outra forma a Legislação, os juízes locais entendem que ao indeferir o registro, os atos de campanha também devem ser suspensos imediatamente.
Até essas decisões, os candidatos com registro indeferido poderiam continuar na campanha por conta e risco, seguindo o que diz o Artigo 16-A da Lei Eleitoral:

Art. 16-A. O candidato cujo registro esteja sub judice poderá efetuar todos os atos relativos à campanha eleitoral, inclusive utilizar o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão e ter seu nome mantido na urna eletrônica enquanto estiver sob essa condição, ficando a validade dos votos a ele atribuídos condicionada ao deferimento de seu registro por instância superior.

O TRE de Rondônia vem entendendo de forma diferente e até já mantém acórdão a respeito:

Eleições 2018. Registro de candidatura. Ocupante de cargo em entidade sindical. Desincompatibilização. Não comprovação. Pedido de registro de candidatura indeferido.

I – Consoante precedentes do e. TSE, para se candidatar a cargo eletivo é imprescindível o afastamento de fato, no prazo legal, do exercício de funções junto a entidade sindical. De maneira que não comprovada a desincompatibilização através documento válido, impõe-se o indeferimento do pedido.

II – Tendo o órgão colegiado indeferido o registro da candidata, afasta-se a incidência do art. 16-A da Lei n. 9.504/1997. Por consequência, faculta-se ao partido substituir a candidata, em 10 (dez) dias; veda-se a prática de atos de campanha, em especial a veiculação de propaganda eleitoral no rádio e na televisão; e determina-se a exclusão do nome da candidata da programação da urna eletrônica.
III — Pedido de Registro de Candidatura indeferido.

A situação deve gerar grandes problemas a pelo menos dois candidatos que podem ter registro indeferido, um deles o do senador Acir Gurgacz (PDT), que foi impugnado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). Uma decisão desfavorável no Estado complicaria a campanha majoritária do pedetista.

A nova visão do TRE ficou conhecida a partir do voto do juiz Ilisir Bueno Rodrigues nos julgamentos dos pedidos de registros das candidatas Márcia Ferreira de Sousa (PRB) e Hosana Maria Alves Pinto (PSB). Elas tiveram os registros negados por problemas na apresentação de documentos. Mas além da negativa o juiz também a impediu de atos de campanha, facultando aos partidos que apresentem outros nomes.

Ao justificar o fim das atividades de campanha, Ilisir Bueno Rodrigues disse que o TSE tem uma nova interpretação ao Artigo 16-A, considerando que a partir do indeferimento do registro a candidatura não pode mais ser considerado sub judice. “Não se pode perder de vista a realidade em que estamos vivendo, na qual se exige dos órgãos judiciários uma postura firme na aplicação da legislação”, afirmou. O entendimento foi seguido pelo desembargador Kiyochi Mori, e pelos juízes Rosemeire Conceição dos Santos Pereira de Souza, Flávio Fraga e Silva e Paulo Rogério José. Apenas Clênio Amorim Corrêa divergiu, entendendo que somente o TSE poderia restringir os atos de campanha.

Acesse o conteúdo completo em www.rondoniagora.com/

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

qua, 16 de agosto de 2017

TSE e Atricon celebram convênio de força-tarefa para examinar prestações de contas partidárias

O convênio assinado nesta terça-feira (08), entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a Associação dos Membros dos Tribunais de […]
Ler mais...
qui, 09 de setembro de 2021

Interrompido julgamento sobre doação eleitoral feita por pessoa jurídica mediante criação de aplicativo para promover candidatura própria em abuso do poder econômico

Fonte: TSE Um pedido de vista do ministro Carlos Horbach interrompeu o julgamento, na sessão plenária do Tribunal Superior Eleitoral […]
Ler mais...
qui, 16 de setembro de 2021

STF julga inconstitucional norma estadual que estabelecia subsídio de desembargador como teto de servidores municipais

Fonte: STF O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou a inconstitucionalidade de norma da Constituição do Estado de Pernambuco que fixava […]
Ler mais...
qui, 22 de maio de 2014

Negada liminar do PSDB que pede aplicação de multa ao senador Edison Lobão Filho

O ministro Tarcísio Vieira, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou pedido de liminar na representação apresentada pelo Partido da Social […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram