Fonte: www.sonoticias.com.br/
A Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral assinou documento autorizando que os delegados da Polícia Civil de Mato Grosso possuam acesso facilitado ao Sistema de Informações Eleitorais (SIEL). É preciso que eles se cadastrem junto à Justiça Eleitoral para acessar o sistema e ter acesso a informações como endereço mais recente declarado. A ferramenta irá auxiliar em investigações.
O formulário de cadastramento está disponível no site do TRE-MT. O delegado poderá ainda delegar o acesso a até 2 servidores, mediante envio de portaria de ato delegatório.
A senha será enviada via e-mail e terá validade de dois anos, sendo necessário o pedido de renovação.
De acordo com a assessoria do TRE, antes, para ter acesso às informações constantes no SIEL, os delegados solicitavam via ofício. “Com a entrega da senha e acesso direto, a Justiça Eleitoral espera contribuir com a celeridade das investigações”. O mesmo acesso já é concedido ao Ministério Público.
“Esta decisão é boa para todos os envolvidos. Entrega mais um banco de dados para polícia investigar possíveis suspeitos, mais uma fonte de endereços, e principalmente reduz os custos do Tribunal Regional Eleitoral no tratamento individualizado dos pedidos de informações e acesso aos dados, o mesmo acontece com a autoridade policial. A integração é o melhor caminho para atender os anseios da sociedade e também dos órgãos públicos”, destacou a chefe da seção de fiscalização, cadastro e direitos políticos, Sueli Shimada Ueda.