#GRAnaMídia

Tribunal Superior Eleitoral suspende afastamento de prefeito e vice de Dona Inês-MA

quinta-feira, 21 de maio de 2020
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

O prefeito do município de Dona Inês, no Maranhão, José Idalino, e o vice, afastados por conduta vedada prevista no art. 73, § 10, da Lei nº 9.504/1997 e abuso do poder político com viés econômico na parte referente à distribuição de bens, valores e benefícios, voltarão aos cargos após decisão do Tribunal Superior Eleitoral.

A decisão tomada nesta terça-feira (12) é de dar efeito suspensivo ao acórdão do TRE-MA, consequentemente determinando a suspensão de eleição suplementar para os cargos e o imediato retorno de João Idalino da Silva ao cargo de prefeito do Município de Dona Inês/PB.

O ministro do TSE, Og Fernandes, relator do agravo interno de suspensão do prefeito e vice de Dona Inês, alega dois pontos na decisão de efeito suspensivo ao agravo: a probabilidade de êxito e a pandemia do novo coronavírus.

O primeiro ponto levantado, acerca da possibilidade de êxito do apelo, o Ministro ressaltou que:

“Na espécie, é forçoso reconhecer que o acórdão regional se deu por apertada maioria, de quatro a três, a fim de reformar a sentença que havia afastado a ocorrência de conduta vedada com base no art. 73, § 10, da Lei das Eleições.

[...]

Ora, tal como assentado pelo autor na exordial, é possível verificar, à luz dos referidos excertos acima transcritos, a existência de lei genérica que autorizaria a realização do programa social, havendo divergência apenas quanto aos requisitos específicos para a sua implementação.

À primeira vista, portanto, considerando a existência dessa lei genérica, entendo que o enquadramento jurídico constante do voto vencido mostra-se mais consentâneo com o entendimento firmado por esta Corte Superior acerca matéria, no sentido de que “[...] a regra do § 10 do art. 73 da Lei nº 9.504/97, ao estabelecer como exceção os programas sociais previstos em lei, não exige que haja norma específica e única para tratar do programa social, o qual pode estar contido em leis gerais [...]” (REspe nº 719-23/RJ, rel. Min. Henrique Neves da Silva, julgado em 25.8.2015, DJe de 23.10.2015) e, inclusive, constar da própria lei orgânica da municipalidade”.

O segundo ponto levantado pelo Ministro Og Fernandes, é o cenário da pandemia do novo coronavírus.

“Importa frisar que, no tocante à pandemia causada pelo Novo Coronavírus, o cenário que hoje vivenciamos é ainda mais preocupante do que aquele com o qual se deparou a eminente Ministra Rosa Weber ao decidir suspender o certame suplementar para o cargo de senador no Estado de Mato Grosso.

Parece-me pertinente adotar a mesma solução alcançada pela Ministra Presidente no caso supracitado, com a suspensão do certame suplementar e a determinação de retorno do autor ao cargo de prefeito.”

Com os pontos levantados, o relator decidiu por efeito suspensivo da decisão de afastamento do prefeito e vice do município de Presidente Figueiredo, até o julgamento do Recurso Especial.

A defesa do Prefeito de Dona Inês foi realizada pelo escritório Gabriela Rollemberg Advocacia em parceria com a Souto Maior Consultoria.

Categoria(s): 
Tag(s):
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

sex, 25 de janeiro de 2019

Após retotalização de votos, Chico Machado (PSD) entra no lugar de Pedro Ricardo (PSL) como deputado estadual

Uma retotalização dos votos para deputado estadual nas Eleições 2018 colocou o candidato Chico Machado (PSD) na lista de eleitos, […]
Ler mais...
ter, 18 de setembro de 2018

TRE-DF aceita pedido de registro de senador membro do MP

Por Gabriela Coelho A vedação constitucional não alcança membro do Ministério Público que já se encontrava no exercício de mandato eletivo, […]
Ler mais...
ter, 20 de fevereiro de 2024

STF julga nesta semana caso com potencial de mudar sete mandatos da Câmara

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai retomar na quarta-feira (21) o julgamento das chamadas sobras eleitorais – o cálculo usado […]
Ler mais...
qui, 31 de janeiro de 2013

Congresso Mineiro de Direito Eleitoral

OAB/MG sedia Congresso Mineiro de Direito Eleitoral Teve início, na manhã desta segunda-feira (25/06), o Congresso Mineiro de Direito Eleitoral, […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram