Fonte: Correio Braziliense
Nesta terça-feira (16/6), o Pleno do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) realizou uma sessão histórica on-line para eleger os nomes da lista tríplice de advogados que concorrem a uma vaga de juiz, classe jurista, no Tribunal Regional Eleitoral do DF(TRE/DF). Cabe ao Presidente da República escolher um dos candidatos listados para ocupar o cargo de membro titular do TRE/DF pelo mandato de 2 anos.
Os advogados eleitos pelo TJDFT foram Renato Guanabara Leal de Araújo, André Puppin Macedo e Igor Carneiro de Matos. A votação, iniciada às 14h15, teve conclusão às 15h22, com o seguinte resultado: Renato Guanabara Leal de Araújo – 32 votos, André Puppin Macedo – 25 votos, eleitos no 1o. escrutínio, e Igor Carneiro de Matos – 32 votos, no 2o. escrutínio.
Ao término da sessão, os magistrados elogiaram o sucesso do processo eleitoral eletrônico e a iniciativa da Administração em se adaptar prontamente às necessidades impostas pelo atual momento de distanciamento social, diante da pandemia da covid-19. Todos os procedimentos para esse encontro foram regulamentados pela Portaria Conjunta 69/2020, com transmissão ao vivo pelo canal do TJDFT no YouTube.
O sistema possui mecanismos de criptografia, segurança contra ataques cibernéticos ou tentativas de invasões durante a votação e assegura a possibilidade de auditoria para garantir a lisura do processo eleitoral.
Apenas os desembargadores do TJDFT tiveram acesso à cédula de votação eletrônica. Do total de 48 desembargadores, 47 participaram da sessão. A única ausência ocorreu por motivo de férias.