Notícias

Juíza manda Instagram reativar conta de influencer LGBTQIA+

sexta-feira, 06 de agosto de 2021
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Fonte: Conjur

Os usuários das redes sociais têm direito, no mínimo, a uma prévia notificação para exercer o contraditório e a ampla defesa, antes de verem desativadas suas contas por violação aos termos de uso.

Com base nesse entendimento, a juíza Ana Claudia Brandão de Barros Correia Ferraz, da 29ª Vara Cível de Recife, decidiu conceder pedido de tutela de urgência em ação de obrigação de fazer e danos morais ajuizada pela influenciadora digital Bianka Nicoli, ativista LGBTQIA+, contra o Instagram.

Na decisão, a magistrada determinou que a plataforma reative o perfil da influencer com as suas funcionalidades, postagens e seguidores previamente existentes, no prazo de 24 horas, sob pena de multa diária no valor de R$ 1 mil.

Na ação, a empresária alega que sua conta foi banida e removida do Instagram sem quaisquer explicações ou chances de argumentação. Ao analisar o caso, a magistrada entendeu que, segundo os autos, não se constatou nenhum motivo pertinente para a penalidade imposta pela empresa de tecnologia.

"No caso em tela, aparentemente não houve prévia notificação, nem mesmo foi exposta a justificativa para a exclusão da conta", pontuou. Ela ponderou que a autora demonstrou que a não concessão de tutela poderia ser prejudicial a sua atividade empresária e determinou que o juízo de origem verifique a necessidade de realização de audiência de conciliação.

A influencer foi representada pelo advogado Alex Firmino dos Santos.

Clique aqui para ler a decisão
0055479-09.2021.8.17.0001

Categoria(s): 
,

#GRAinforma

Notícias relacionados

seg, 02 de outubro de 2017

TRE-MG condena Prefeito e Vice de Ibitiúra de Minas-MG por abuso de poder político na campanha eleitoral de 2016

O prefeito de Ibitiúra de Minas (MG), José Tarciso Raymundo (PSDB) e o vice, Romildo do Prado Bernardo (PSD), serão […]
Ler mais...
sex, 13 de novembro de 2020

TRE-BA proíbe atos de campanhas presenciais em todo o estado

Fonte: TRE-BA O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-Ba) proibiu, em todos os 417 municípios baianos, atos de campanha presenciais […]
Ler mais...
ter, 25 de julho de 2017

Congresso deve votar reforma política modesta

O Congresso deve votar em agosto um projeto esvaziado de reforma política, com foco na criação de mais um fundo […]
Ler mais...
qui, 08 de setembro de 2022

STJ: Reiterar razões da inicial em recurso não afasta o conhecimento

Fonte: Migalhas A 3ª turma do STJ deu provimento a recurso em ação de cobrança de comissão de corretagem e determinou […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram