Notícias

TRE-SP reprova prestação de contas de dois deputados estaduais eleitos

quarta-feira, 07 de dezembro de 2022
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Fonte: Conjur

O Plenário do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo reprovou, por unanimidade, as prestações de contas de campanha dos deputados estaduais eleitos Rodrigo Moraes (PL) e Andréa Werner (PSB), referentes às eleições deste ano.

O relator, juiz Marcio Kayatt, considerou que a falta da prestação de contas parcial de Rodrigo Moraes comprometeu a transparência das informações. A corte constatou que despesas no valor de aproximadamente R$ 390 mil (78,15% da movimentação financeira da campanha) deixaram de ser declaradas na época de sua contratação.

No caso de Andréa Werner, o relator apontou o descumprimento da entrega de relatórios financeiros de campanha no prazo estabelecido pela legislação.

Além disso, há o registro de gastos eleitorais irregulares, pagos com recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, referentes à contratação de pessoal, que importaram na determinação de recolhimento ao Tesouro Nacional de R$ 42,5 mil.

Em ambos os casos, o magistrado julgou inaplicáveis os princípios da proporcionalidade, da razoabilidade e da insignificância, dando ensejo à desaprovação das contas. Essa decisão, porém, não impede a diplomação dos eleitos. Com informações da assessoria de imprensa do TRE-SP.

Processo 0608363-26.2022.6.26.0000
Processo 0607191-49.2022.6.26.0000

Categoria(s): 

#GRAinforma

Notícias relacionados

sáb, 08 de fevereiro de 2014

Especialização à Distância em Advocacia Pública

O IDDE, em parceria com Coimbra e com a UNISC, lançou a primeira Especialização à Distância em Advocacia Pública no […]
Ler mais...
qui, 28 de março de 2019

STJ fixa precedente inédito sobre prova nova e prazo decadencial em rescisória

A 3ª turma do STJ fixou na manhã desta terça-feira, 26, precedente em caso de usucapião sobre a ampliação do […]
Ler mais...
qua, 07 de outubro de 2015

Prazo de seis meses para desincompatibilização se aplica também às eleições suplementares

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), por unanimidade, decidiu que as hipóteses de inelegibilidade previstas no artigo 14, parágrafo […]
Ler mais...
sex, 14 de novembro de 2014

TRE/MG reverte cassação da prefeita de Santana de Cataguases eleita em 2012

Por quatro votos a três, a Corte Eleitoral declarou, nesta quarta-feira (12), inválidas as eleições suplementares para os cargos de […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram