Fonte: Alepe
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Álvaro Porto (PSDB), recebeu representantes da OAB-PE e da startup de impacto social Quero Você Eleita, nessa quarta (15). O encontro teve como pauta a criação de mecanismos de incentivo à participação feminina na política, bem como de defesa dos direitos das mulheres dentro da Casa Joaquim Nabuco. A reunião, que ocorreu após o encerramento do Alepe Mulher, também contou com a participação das deputadas Socorro Pimentel (União) e Débora Almeida (PSDB).
No encontro, o chefe do Legislativo apresentou a ideia de instalar, na Alepe, uma Procuradoria da Mulher. “Vamos estudar a viabilidade dessa iniciativa, para que a Casa disponha de um organismo que estimule a participação política das mulheres e, ao mesmo tempo, garanta e amplie direitos”, observou o presidente. Segundo as parlamentares presentes na reunião, a mobilização para que a nova estrutura seja criada deverá ser capitaneada pelas integrantes da bancada feminina.
Segundo a co-fundadora da startup Quero Você Eleita, Gabriela Rollemberg, já existem procuradorias da Mulher em 16 assembleias legislativas. De acordo com ela, trata-se de um instrumento que promove a disseminação de boas práticas em apoio às mulheres que integram a política, as quais acabam sendo alvo, por vezes, de violências de gênero no exercício dos seus mandatos. “A procuradoria integra uma rede de acolhimento, prevenção e combate a esse tipo de ocorrência”, disse.
A vice-presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella, colocou a entidade à disposição para colaborar com a instalação de uma Procuradoria da Mulher no Parlamento Estadual. Ela, que lidera um grupo de advogadas comprometidas com a causa feminina, também reforçou a importância de uma estrutura de proteção jurídica para as mulheres que exercem seus mandatos no Poder Legislativo.