Notícias

TRE-MS garante mandatos a Prefeito e Vice de Glória de Dourados

quinta-feira, 18 de abril de 2013
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia
Foto:ASCOM/TRE/MS

Foto:ASCOM/TRE/MS

Em votação unânime na sessão de julgamento desta terça-feira (16), o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul decidiu pelo afastamento da cassação dos mandatos de Arceno Athas Junior (PSB) e Geraldo Denadai (PMBD), respectivamente prefeito e vice de Glória de Dourados, eleitos em outubro de 2012.

Athas e Denadai tinham sido condenados em primeira instância por terem realizado aterramento com máquinas públicas, com a utilização de porções de terras retiradas da área pública, no terreno doado a empresa Rasslan Xavier Ltda.

Entretanto, de acordo com o relator, o Juiz Elton Luis Nasser de Mello, as provas juntadas ao processo, embora comprovem que houve a prática de conduta vedada, não autorizam a conclusão de que houve captação ilícita de sufrágio.

“Não ficou provado nos autos, seja pela documentação carreada, seja pelos depoimentos, em relação à alegação de captação ilícita, que as ações administrativas foram praticadas mediante pedido de voto. Nesse passo, importa lembrar que é necessária a prova robusta de ao menos uma conduta, para que reste caracterizada a captação ilícita. Isto é, a incidência do art. 41-A requer prova cabal de que a vantagem tenha sido oferecida em troca de voto”, pontuou o relator.

Assim, foi afastada a cassação dos diplomas de Arceno Athas e Geraldo Denadai, mantendo-se, em relação ao primeiro, a aplicação de multa no montante de 30 mil UFIR’s, considerando que, não sendo o caso de cassação e inelegibilidade, a irregularidade mostra-se corretamente coibida pela sanção pecuniária.

Da decisão ainda cabe recurso a outras instâncias.

 

Leia a notícia completa em:

TRE-MS

http://www.tre-ms.jus.br
 

 

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

seg, 09 de maio de 2016

PGR denuncia Pimentel por corrupção e lavagem na Operação Acrônimo

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou nesta sexta-feira (6) ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) o governador de Minas Gerais, […]
Ler mais...
qua, 15 de junho de 2016

"A aplicação do novo CPC na Justiça Eleitoral" - Brasília - 24/06

A Escola Judiciária Eleitoral do DF realizará no dia 24 de junho de 2016, às 09h, na Sala de Sessões […]
Ler mais...
qui, 18 de junho de 2020

Juiz eleitoral de Cotia permite que prefeitura continue veiculando publicidade contra o covid-19

Fonte: Cotia & Cia A epidemia do coronavírus é situação de grave e urgente necessidade pública. Com esse entendimento, a […]
Ler mais...
qui, 20 de outubro de 2022

Candidato excluído de eleição em Sergipe não deve recuperar votos anulados

Fonte: Conjur A eleição para o governo de Sergipe ficou marcada por uma distorção que será objeto de estudo dos […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram