O presidente da Câmara Municipal de Soledade, no Agreste, Lourival Delfino da Cunha (PTB), assume hoje (05), em horário a ser definido, a chefia do Poder Executivo e fica no cargo até a realização de novas eleições por determinação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Ontem, (04), a Corte publicou no Diário da Justiça Eletrônico o acórdão da decisão que cassou os diplomas do prefeito José Bento do Nascimento (PT) e da vice-prefeita Fabiana Gouveia de Oliveira (PMDB).
“Decisão judicial não se discute, se cumpre. Não tenho vaidade em ser prefeito até porque nunca pensei em administrar Soledade. Eu sou vereador pela terceira vez e trabalho para representar bem o povo e assim vou seguir atuando onde estiver”, disse Lourival.
O vereador vai substituir os aliados José Bento e Fabiana Gouveia. Estes tiveram os diplomas cassados no dia 27 de maio deste ano. O TRE, na ocasião, deliberou pela convocação de novas eleições ante a anulação de 52,46% dos votos válidos das Eleições 2012 no município.
A ação contra o petista foi protocolada pela coligação ‘Soledade de Todos Nós’, liderada pelo segundo colocado nas eleições, Flavinho Aureliano (PTN), que acusou José Bento de conduta vedada.
Dentre as acusações, estaria o uso da máquina pública com a realização de uma festa comemorativa dos 127 anos de emancipação política da cidade, no dia 24 de setembro de 2012, ocasião em que foram distribuídos panfletos institucionais convocando a população para participar da inauguração dos refletores do ‘Baianão’, com partida de futebol entre o Treze Sub 20 x Seleção de Soledade.
José Bento, por sua vez, informou que vai recorrer da decisão hoje ao Tribunal Superior Eleitoral. Para ele, a cassação do seu mandato pelo TRE foi injusta e sustenta que não cometeu crime algum no processo eleitoral.
“A oposição perdeu no voto e precisa entender que perdeu no voto. Vivemos em uma democracia, onde quem administra é quem vence as eleições nas urnas, com o apoio da maioria”, desabafou.