Notícias

Justiça Eleitoral mantém Mário César na Câmara até processo ser julgado

sexta-feira, 28 de junho de 2013
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Foi concedido efeito suspensivo à cassação do vereador de Campo Grande.
Defesa também protocolou recurso pedindo a revisão integral da sentença.

O juiz Heraldo Garcia Vitta, do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul(TRE-MS), atendeu nesta quinta-feira (27) o pedido feito pelos advogados do vereador Mário César (PMDB) e concedeu efeito suspensivo ao processo de cassação do mandato do político. Isso significa que, até o julgamento do caso, o parlamentar continuará exercendo o cargo.

Conforme argumentação do magistrado na decisão, “o perigo da demora está presente. O requerente é presidente da Câmara de Vereadores de Campo Grande; ocupa, pois, alto cargo público municipal, tendo sido eleito democraticamente pelo voto popular. Ao manter a eficácia da decisão prolatada, nesse momento, sem pronunciamento do órgão colegiado, haveria riscos quanto às mudanças bruscas do âmbito político-institucional, em prejuízo do bom andamento da casa legislativa”.

A defesa de Mário César também protocolou nesta quinta-feira na 36ª Zona Eleitoral um recurso pedindo para que a decisão que determinou sua cassação seja revista, mantendo a elegibilidade, o registro de candidatura e o mandato. No mesmo processo, solicita também o afastamento ou redução da multa.

Processo
O vereador é acusado de captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico, decorrente de denúncia feita em 2012, durante campanha eleitoral, em que o então candidato teria oferecido tickets correspondente a 20 litros de gasolina e, em troca, o eleitor deveria colocar um adesivo de Mário César no carro.

A decisão foi dada pela juíza Elisabeth Rosa Baisch, da 36ª Zona Eleitoral tendo em vista denúncia oferecida pelo Ministério Público Eleitoral a partir de informação dada por meio do Disque-Denúncia.

Em depoimento à Justiça Eleitoral, um homem disse que tinha sido contratado pelo comitê para prestar serviço como cabo eleitoral e, por isso, recebeu o ticket para abastecer o carro. Porém, de acordo com MPE, no interrogatório feito anteriormente à Polícia Federal, o suspeito não mencionou a constatação. À justiça, ele disse que não tinha falado sobre o vínculo empregatício, pois não tinha certeza se o contrato de trabalho estava formalizado pelo comitê.

No despacho, a juíza alegou que não foram apresentadas provas contundentes da contratação do suspeito e que as alegações eram “extremamente fragilizadas”. Além disso, o homem detido apresentou diferentes versões, como por exemplo, que o contrato com o comitê era pontual e, depois, durou toda a campanha.

Elisabeth decretou imediata inegibilidade por oito anos, a contar da eleições de 2012. Em consequência das condenações, foi decretada a cassação do diploma do vereador e multa de 50 mil Ufirs, o equivalente a R$ 120 mil.
Leia a notícia completa em:
G1
g1.globo.com
 

 

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

ter, 21 de maio de 2013

TRE-PI julga improcedente Representação contra senador Ciro Nogueira

Na sessão dessa segunda-feira (20) o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) julgou improcedente Representação proposta por Cassandra de Moraes […]
Ler mais...
seg, 30 de julho de 2018

A famigerada “lista dos inelegíveis”

Estamos às vésperas do período eleitoral e o quadro político começa a se desenhar com mais nitidez. De 20 de […]
Ler mais...
ter, 10 de março de 2015

Toffoli defende cláusula de barreira para reduzir número de partidos

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Dias Toffoli, disse há pouco que a fragmentação partidária vai continuar enquanto a […]
Ler mais...
sex, 02 de agosto de 2013

Mantida validade de provas contra Deputado Estadual do Acre acusado de corrupção eleitoral

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiram, durante reunião plenária nesta quinta-feira (1), negar habeas corpus ao deputado estadual […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram