Por unanimidade, o Colegiado do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) declarou, na sessão da última quarta-feira (28 de agosto) a inelegibilidade por oito anos do ex-prefeito de Barra Mansa José Renato Bruno Carvalho (PMDB), por uso indevido de meio de comunicação. Com a decisão, a Corte manteve a sentença da juíza Ana Carolina Fucks Anderson Palheiro, da 91ª Zona Eleitoral. Cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília.
Carvalho é acusado de ter se beneficiado, em sua campanha pela reeleição em 2012, com notícias publicadas pelo Jornal aQui sobre suas propostas de governo. O periódico também teria realizado reportagens negativas sobre um dos adversários de Carvalho na disputa pela Prefeitura do município no pleito do ano passado, Jonastonian Marins Aguiar (PcdoB), que acabou sendo eleito para o cargo. Também foram condenados à inelegibilidade por oito anos Hilton Alexandre da Silva Alves (PSC), candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Carvalho nas eleições de 2012, e Luiz Alfredo Vieira, responsável pela publicação do Jornal aQui.
Em seu voto, o relator do processo, juiz Fábio Uchôa Montenegro, destacou que "o periódico dedicou as edições mais próximas ao pleito para, de forma velada, transmitir sua opinião travestida de simples informação, corroborando a gravidade das circunstâncias". Ele observou, ainda, que "a farta documentação carreada aos autos pela Procuradoria Geral do município de Barra Mansa demonstra que o Jornal aQui foi o responsável pela propaganda institucional realizada pela Prefeitura Municipal durante toda a gestão do sr. José Renato".
Acesso em 30/08/2013
Leia a notícia completa em:
Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro
www.tre-rj.jus.br