A Justiça Eleitoral em Rondônia cassou os mandatos do prefeito, Osvaldo Souza – o Dinho -, e do vice-prefeito, Francisco Sobreira de Soares, de Candeias do Jamari, por abuso do poder político e econômico nas eleições em 2012, quando Osvaldo foi reeleito. Os dois tiveram os direitos políticos suspensos. A dupla pode recorrer da decisão.
De acordo com a sentença, os dois foram beneficiados pelo transporte de eleitores em veículos oficial da Prefeitura de Candeias do Jamari, além da utilização de servidores públicos durante o horário de expediente, o que afetou entre a igualdade entre os candidatos. Os eleitores foram transportados, diz a Justiça, para assistirem a um comício do então candidato a reeleição a prefeito do município.
Os dois foram condenados a multa, cassação da diplomação, inelegibilidade, suspensão dos direitos políticos, proibição de contratar ou receber incentivos da administração pública, perda de função pública. A Justiça determinou ainda a diplomação e posse do segundo colocado na eleição em 2012, caso não haja impedimento.
A assessoria de Osvaldo Souza informou que a defesa já entrou com recurso e entraram com pedido para que os dois permaneçam no cargo até que a sentença final seja expedida.
Acesso em 22/03/2014
Leia a notícia completa em:
G1
www.g1.globo.com