Notícias

Eleição em Terra Nova/BA é suspensa por decisão liminar concedida pelo TSE

quinta-feira, 30 de abril de 2015
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia
Foto: Arquivo TRE/BA

Foto: Arquivo TRE/BA

A eleição suplementar para os cargos de Prefeito e Vice-Prefeito que aconteceria no dia 14 de junho deste ano, no município de Terra Nova, distante 82 km da Capital, foi suspensa por conta de uma decisão liminar proferida pelo Ministro Tarcisio Vieira de Carvalho Neto, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no dia 23 de abril.

O mandado de segurança, com pedido de medida liminar, foi solicitado pelo então presidente da Câmara Municipal do referido município, Hélio Francisco Vinhas, atualmente no exercício interino do cargo de prefeito, contra a decisão do TRE-BA, que no dia 14/4 expediu a Resolução nº 3/2015, fixando o calendário eleitoral e aprovando instruções para a realização da eleição.

A sustentação do presidente da Câmara foi que a nova eleição não poderia ser realizada na modalidade direta (quando o eleitor vota nominalmente no candidato de sua preferência), mas apenas de forma indireta, quando é realizada por um colégio eleitoral – neste caso, pela Câmara de Vereadores – como consta no art. 81 da Constituição Federal, levando em consideração a proximidade das eleições municipais de 2016.

Contando de 23 de abril, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia tem o prazo de 10 dias para prestar informações ao TSE a respeito da Resolução nº 3/2015. Portanto, está suspensa a realização do pleito até posterior decisão do Tribunal Superior Eleitoral.

Eleição em Presidente Tancredo Neves

No entanto, a Resolução Administrativa nº 4/15, que determina nova eleição para os cargos de Prefeito e Vice-Prefeito do município Presidente Tancredo Neves para o dia 14 de junho de 2015, está mantida até o fechamento da matéria.

 

Acesso em: 30/04/2015
Leia notí­cia com­pleta em:
Tri­bu­nal Regional Eleitoral da Bahia
www.tre-ba.jus.br

 

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

qua, 24 de julho de 2013

TRE-DF mantém multa de R$ 230 mil por doação acima do limite

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) manteve, em sessão plenária, a condenação à empresa Balas Paraíso Indústria e […]
Ler mais...
seg, 02 de fevereiro de 2015

Eleitor que não justificou ausência das eleições terá de pagar multa

O eleitor que não votou no primeiro e no segundo turno das Eleições 2014 e nem justificou sua falta perante […]
Ler mais...
qui, 12 de agosto de 2021

Comissão da Câmara aprova projeto que prevê "distritão" em 2022

Fonte: Conjur A comissão especial da Câmara dos Deputados sobre regras eleitorais (PEC 125/11) aprovou, na noite desta segunda-feira (10/8), […]
Ler mais...
sex, 10 de abril de 2015

Pedra Grande/RN realizará novas eleições neste domingo

Neste domingo (12) haverá a realização de novas eleições na cidade de Pedra Grande para a escolha de prefeito e […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram