Os vereadores de Nova Londrina, no noroeste do Paraná, Nelson da Costa (PSD) e Mário Sonsim (PDT) foram condenados pela Justiça por corrupção eleitoral.
Os dois foram presos em flagrante no dia 1° de outubro de 2014 após o delegado do município flagrar os dois oferecendo e distribuindo vales-combustível a eleitores em troca de votos para candidatos a deputados estaduais. No dia seguinte, Sonsim e Costa pagaram fiança e foram liberados.
Os legisladores condenados foram multados em dez salários mínimos cada e deverão prestar serviço comunitário entre um ano e dois meses a um ano, onze meses e dez dias.
De acordo com o Ministério Público do Paraná (MP-PR), na época das prisões a polícia encontrou diversos tíquetes e agendas com anotações de controle do combustível distribuído.
Em um dos cadernos apreendidos havia a indicação de 349 pessoas beneficiadas. Ao somar os registros, a promotoria descobriu que 4 mil litros de combustíveis foram distribuídos. Para a Justiça, este “consumo é improvável em uma campanha voltada a 10 mil eleitores e com apenas nove cabos eleitorais”.
O G1 ligou diversas vezes para os celulares dos dois vereadores, porém os políticos desligavam assim que descobriam que era a reportagem.
Entretanto, à RPC o vereador Mário Sonsim (PDT) disse que ainda não foi notificado da condenação, mas que vai recorrer. Já o vereador Nelson da Costa (PSD) informou que não vai comentar o assunto.
A Câmara de Nova Londrina chegou a investigar a denúncia de compra de votos. Em maio deste ano os vereadores entenderam que os colegas são inocentes. Foram quatro votos a favor da absolvição e três contrários.
Acesso em: 22/06/2015
Leia notícia completa em:
G1
www.g1.globo.com