Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) informou que 34.543 títulos eleitorais dos mais de 35 mil que apresentavam pendências serão cancelados no estado. Do montante, apenas 1.349 foram regularizados até o dia 2 de maio, prazo final estabelecido pela Justiça Eleitoral.
O motivo dos cancelamentos é a ausência e a falta de justificativas dos eleitores que deixaram de votar nas três últimas eleições. Assim como, o não comparecimento destes eleitores aos Fóruns ou Cartórios Eleitorais após a convocatória da Justiça Eleitoral, que foi feita há mais de 2 meses em veículos da imprensa.
Segundo a assessoria do TRE o cancelamento dos títulos vão ocorrer entre os dias 17 e 19 de maio. Assim, os eleitores que tiverem os documentos cancelados terão que procurar o Fórum Eleitoral para emitir um novo título.
O eleitor que não regularizar a situação junto a Justiça Eleitoral está impedido de fazer concurso público, tirar passaporte, abrir conta bancária e sofrer outros impedimentos.
De acordo com a assessoria do TRE diante do grande número de eleitores faltosos em Alagoas acredita-se que parte dos títulos que serão cancelados são pessoas que estão mortas ou estão morando fora do país.
Leia a matéria completa em :
G1
g1.globo.com/
Acesso em 04/05/2017