O recadastramento biométrico com revisão de eleitorado está sendo realizado gradativamente pela Justiça Eleitoral em todo o país. No Estado de São Paulo, por exemplo, acontece em 82 cidades, que totalizam um eleitorado de quase 1 milhão e 450 mil, sendo Sorocaba a maior cidade, com 460 mil eleitores.
O procedimento obrigatório começou no dia 13 de março em 79 municípios paulistanos. No dia 8 de maio nos municípios de Sorocaba, Araçoiaba da Serra e Salto de Pirapora. Com isso, a coleta de dados biométricos para o biênio 2017-2018 termina em março de 2018, exceto em Botucatu e Várzea Paulista, que será em dezembro de 2017.
A biometria com revisão é um procedimento de coleta das impressões digitais, com fotografia e assinatura digitalizada, e de atualização dos dados cadastrais de cada eleitor. O objetivo do cadastramento biométrico é aumentar a segurança do processo eleitoral ao permitir que o eleitor seja identificado por meio das digitais no momento do voto e atualizar o sistema da Justiça Eleitoral com exclusão daqueles que não residem mais nessas cidades.
O eleitor que não fizer o procedimento até o fim do prazo terá o título cancelado. Para quem já cadastrou as digitais antes do início da obrigatoriedade, não é necessário repetir o cadastramento.
Biometria ordinária
Além dos 82 municípios em que o cadastramento é obrigatório, os kits biométricos estão disponíveis também em todos os cartórios do Estado de São Paulo com comparecimento opcional. Na capital paulista, onde a biometria é realizada de forma ordinária (não obrigatória), 31,9% (2.824.763) do eleitorado fez o cadastramento das digitais em um universo de quase 9 milhões de eleitores. No Estado, 23,6% (7.661.178) se cadastraram em um total de 32 milhões 420 mil e 948 eleitores.
Com informações TRE/SP
Gestor Responsável: Assessoria de Comunicação +
Leia a matéria completa em :
TSE
http://www.tse.jus.br
Acesso em 09/06/2017