Nas tardes desta terça-feira (27) e quarta-feira (28), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu visitas de representantes e engenheiros da Câmara dos Deputados e da Câmara Legislativa do Distrito Federal para conhecer a obra da usina minigeradora de energia fotovoltaica, que esta sendo instalada no telhado do Anexo do Tribunal. Outras instituições que tiverem interesse na tecnologia podem agendar uma visita.
O interesse em conhecer a tecnologia partiu das instituições. Mauro Moura Severino, diretor do Departamento Técnico da Câmara dos Deputados, esteve no TSE nesta terça (27) e parabenizou a iniciativa. Ele afirmou que os órgãos públicos de alto nível certamente já pensam na questão da sustentabilidade há algum tempo, mas é muito importante que as primeiras ações pragmáticas aconteçam para motivar e ajudar nessa mudança de cultura sobre o conceito de sustentabilidade. “ É preciso quebrar eventuais resistências que existam e indicar caminhos. Então, é sempre bom ver um órgão como o TSE saindo à frente nessa iniciativa que inspira a todos”.
O coordenador do Comitê de Gestão Socioambiental (EcoCâmara) no Núcleo de Gestão Sustentável da Câmara dos Deputados, Luis Vicente, também esteve presente na visita à usina. Ele contou que vieram ao Tribunal para testemunhar esse importante projeto para a sociedade, que serve como exemplo da contribuição da instituição pública para o país e para a população, tanto do aspecto simbólico quanto no aspecto financeiro. Para ele, “o projeto é um incentivo à uma nova modalidade de geração de energia, e um estímulo para as empresas”.
Já nesta quarta (28), Marcelo Ferreira Vasconcelos, diretor de Administração e Finanças da Câmara Legislativa do DF, contou que o interesse em conhecer a usina surgiu, pois o órgão também vai implantar a medida. “Estamos no início de um processo de aquisição de usinas fotovoltaicas, então estamos visitando alguns órgãos com o TSE e a AGU, pois são órgãos aqui de Brasília que estão implantando esse sistema e nós queremos implantar isso também, e quem sabe, difundir isso para todos os órgãos do Distrito Federal”, disse ele.
Leia a matéria completa em :
TSE
www.tse.jus.br
Acesso em 29/06/2017