O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, participa, nos dias 17 e 18 de agosto, do VII Encontro Nacional das Escolas Judiciárias Eleitorais (Eneje), na sede do Tribunal. O encontro pretende alinhar as ações e fortalecer o diálogo entre as Escolas Judiciárias Eleitorais (EJEs), favorecendo a troca de experiências. Este ano, a EJE do TSE comemora 15 anos de existência e, para marcar a data, promoveu o Concurso de Boas Práticas das EJEs, cujos vencedores terão suas práticas apresentadas durante o evento.
A programação prevê também palestras e workshops temáticos voltados ao desenvolvimento das EJEs. O encontro é fechado para as Escolas Eleitorais, e cada unidade da Federação pode inscrever até três participantes.
No dia 17, o ministro Gilmar Mendes fará a abertura do encontro às 9h. Em seguida, o diretor da EJE/TSE, Fábio Quintas, fará um balanço da atuação das EJEs. Às 10h, a diretora de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Maria Tereza Sadek, apresentará palestra “A formação de magistrados no contexto da Justiça Eleitoral”, seguida pelo professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Jairo Nicolau, que falará sobre “A crise de representatividade política no Brasil”.
A partir das 14h, os participantes seguem em workshops sobre “Formação de magistrados e formação de formadores”, “Educação para a cidadania”, “Ensino à distância” e “Gestão de projetos no contexto educacional”.
No dia seguinte (18), às 9h, as escolas vencedoras do Concurso de Boas Práticas serão apresentadas e, em seguida, haverá o lançamento do nº 2, deste ano, da revista Estudos Eleitorais. O projeto #partiumudar será apresentado por Fábio quintas e Mário Volpi, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Às 14 h, o ministro Gilmar Mendes participará de debate após aula magna do curso “Democracia e Justiça Eleitoral”.
Fonte: http://www.tse.jus.br/