A Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) deu posse nesta quarta-feira (4) ao novo governador do estado, Amazonino Mendes, e seu vice-governador, Bosco Saraiva. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), desembargador Yedo Simões, prestigiou a solenidade de posse do novo governador.
Entenda o caso
O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou, em 4 de maio, os mandatos do governador do Amazonas, José Melo (PROS), e de seu vice, José Henrique de Oliveira (SD), por compra de votos nas Eleições de 2014.
Naquela sessão, o TSE determinou, junto com a cassação, que o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) realizasse eleição suplementar direta para os cargos. A eleição ocorreu em 6 de agosto e, como nenhum dos candidatos obteve mais da metade dos votos válidos, os dois mais votados – Amazonino Mendes (PDT) – 577.397 votos (38,77% do total) – e Eduardo Braga (PMDB) – 377.680 votos (25,36% do total) – disputaram o segundo turno em 27 de agosto, do qual Amazonino Mendes saiu vencedor nas urnas.
O governador
Amazonino Mendes nasceu no Amazonas e é formado em Direito. Iniciou sua vida política em 1983, quando foi eleito prefeito de Manaus. Foi eleito para o cargo mais duas vezes, em 1993 e em 2009. Por três vezes, também foi governador do Amazonas. Também foi senador. O vice de Amazonino é o deputado estadual Bosco Saraiva, do PSDB.
EM/CM, com informações da Assessoria de Comunicação Social do TRE-AM
Gestor Responsável: Assessoria de Comunicação +
Fonte: http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2017/Outubro/assembleia-legislativa-empossa-amazonino-mendes-governador-do-amazonas