Notícias

TSE nega liminar contra decisão do PSB que barrou candidatura ao governo de Minas

segunda-feira, 06 de agosto de 2018
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

O ministro Napoleão Nunes Maia Filho, do Tribunal Superior Eleitoral, negou pedido de liminar em mandado de segurança impetrado pelo ex-prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda para reverter a mudança na composição do diretório do PSB em Minas Gerais, que barrou sua pré-candidatura ao governo do estado.

O pedido contra a Executiva Nacional do partido tentou anular a consequência de um acordo que a sigla fechou com o PT. Com o trato, o Partido dos Trabalhadores retirou a candidatura de Marília Arraes para o governo de Pernambuco, em favor de Paulo Câmara do PSB. Por outro lado, o PSB topou acabar com a candidatura de Marcio Lacerda em MG para apoiar o candidato à releição do PT, Fernando Pimentel.

No pedido ao TSE, assinado também por João Marcos Grossi Lobo Martins, ex-presidente da Comissão Provisória do PSB em Minas Gerais, os autores alegam que não foi dado direito de defesa aos dirigentes retirados de seus cargos, contra os princípios do contraditório e da segurança jurídica.

Para Napoleão Filho, porém, não houve ilegalidade nas mudanças feitas pelo partido três dias antes da convenção nacional deste sábado (4/8). "Diante da autonomia partidária, há que se ter presente que, assim como os partidos políticos possuem liberdade para definir sua estrutura interna, organização e funcionamento, eles devem também observar as normas legais e estatutárias em sua atuação", afirmou.

Convenção tumultuada
Mesmo com a decisão do TSE, a convenção do PSB em Minas Gerais aconteceu de forma tumultuada na manhã deste sábado para lançar a candidatura do ex-prefeito Marcio Lacerda.

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, houve confusão quando o deputado Júlio Delgado, da ala opositora e da nova direção da sigla no estado, chegou ao local para ler a decisão do ministro Napoleão Filho.

O presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, havia se encontrado com Lacerta na quarta-feira (1º/8) para comunicar a retirada de sua candidatura e o apoio da sigla à reeleição de Pimentel.

Processo 060080213.2018.6.00.0000

Acesse o conteúdo completo em www.conjur.com.br

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

qua, 09 de outubro de 2019

Boletim Eleitoral 12/2019

Ler mais...
qui, 18 de abril de 2013

PGE quer cassação de deputada federal acusada de conceder benefícios em troca de votos

Parecer afirma que deputada utilizou cargo de secretária de Cidadania e Trabalho, anterior a sua candidatura, para obter votos A […]
Ler mais...
ter, 17 de julho de 2018

TRE-MA determina que Facebook tire do ar cinco páginas críticas a Roseana Sarney

Por Fernando Martines O juiz Clodomir Sebastião Reis, do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, determinou que o Facebook tire do ar […]
Ler mais...
ter, 14 de fevereiro de 2023

Justiça Eleitoral é competente para julgar ação penal em casos de conexão entre crime comum e crime eleitoral

Fonte: TSE Na manhã desta quinta-feira (2), o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou a competência da Justiça Eleitoral […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram