Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Ao navegar pelo site,você autoriza que você está satisfeito com isso. Em caso de dúvidas, acesse nossa
Política de Privacidade.
Notícias

Doação de sobras de campanha será discutida em audiência pública, diz TSE

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Por Gabriela Coelho

Por unanimidade, o plenário do Tribunal Superior Eleitoral decidiu, nesta quinta-feira (21/2), não conhecer uma uma consulta apresentada pelo então deputado federal Jair Bolsonaro sobre doação de sobras de campanhas a entidades beneficentes. Entretanto, os ministros decidiram que o tema será discutido em audiência pública.

A proposta foi feita pelo relator da consulta, ministro Tarcísio Vieira. Para o ministro, o tema deve ser debatido em audiência pública para orientar o processo eleitoral das eleições municipais de 2020.

"Além disso, não conheço a consulta porque ela não atende a um dos requisitos para admissão, que é ter conteúdo abstrato, ou seja, tratar de tema amplo que pode ser discutido em tese", disse.

Para o relator, "a consulta poderia impactar no julgamento de contas eleitorais já prestadas e sua resposta teria efeito prático esvaziado, já que as sobras de campanha agora já voltaram aos partidos".

"A projeção de efeitos para o próximo pleito vincularia os atuais ministros do TSE a uma discussão futura em que a composição da Corte, ao menos em parte, será diversa da atual, o que não seria conveniente. A prudência recomenda o não conhecimento da consulta sem prejuízo de que seu conteúdo, considerada a relevância do tema", afirmou.

Possibilidades
No documento entregue ao TSE em dezembro, o presidente eleito, representado pela advogada Karina Kufa, explica que grande parte de sua campanha foi financiada por meio da vaquinha virtual — ou crowdfunding, no jargão —, uma novidade das eleições deste ano.

E como não há restrições legais sobre como devem ser gastas as sobras de campanha das vaquinhas, o candidato queria saber se poderia doar o dinheiro. De acordo com a consulta, a Lei dos Partidos apenas restringe o uso de dinheiro do Fundo Partidário.

0601984-34.2018.6.00.000

Acesse o conteúdo completo em www.conjur.com.br

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

qui, 26 de março de 2020

STF decide se concorrente pode inviabilizar adversário na Justiça

Fonte: Conjur O Estado tem o poder de bloquear empresa que, por motivo de força maior, deixa de pagar impostos […]
Ler mais...
qui, 20 de fevereiro de 2014

TRE-SP recebe denúncia contra prefeito de Pedranópolis

Na sessão de hoje (18), o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) recebeu denúncia oferecida pela Procuradoria Regional Eleitoral […]
Ler mais...
ter, 21 de setembro de 2021

Vamos transformar o futuro da gestão pública! Lançamento Dome Ventures

Você sabe que a gestão pública enfrenta inúmeros desafios e que, para inovar nessa área, é preciso mais do que […]
Ler mais...
qui, 01 de junho de 2017

PV exibe propaganda partidária nesta terça-feira (30)

Nesta terça-feira (30), será exibido em rede nacional de rádio e televisão o programa partidário do Partido Verde (PV). A […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram