Você sabe como que recursos e boa ideias se transformam em um BRASIL MAIS Íntegro, Inovador, Simples, Efetivo, Integrado e Transparente?
Boa parte disso pode ser alcançado se encontramos soluções para que as transferências de recursos sejam otimizadas.
Você sabe o que são transferências de recursos? É um termo usado no meio público que se refere a um conjunto de leis, sistemas, instituições e atores que fazem com que o dinheiro público se transforme em benefícios concretos para sociedade. É a forma como a sociedade recebe obras, serviços e todo tipo de melhoria.
A transferência de recursos possui etapas que podem ser explicadas de forma simples da seguinte forma:
1. Planejamento
Tudo começa com um planejamento! A lei direciona como deve ser feito esse planejamento, quais são as regras: projetos, documentos necessários, instituições envolvidas.
2. Execução
Chega a hora de fazer acontecer! Nesse momento os repasses são aprovados pelas instituições de execução (Ministérios) e realizados por meio de uma instituição financeira (caixa Econômica Federal). Controle e verificação são elementos permanentes dessa etapa.
3. Prestação de contas
Esse é o momento em que as instituições e atores que utilizaram o dinheiro público e concretizaram melhorias para sociedade precisam formalizar o que foi realizado detalhadamente.
É um fato que essas três etapas possuem muitos obstáculos, dificuldades que precisam de ajustes e novas ideias de otimização. Precisamos que todos os brasileiros (envolvidos nas transferências públicas ou não) possam acompanhar como o dinheiro público é utilizado e de forma mais eficiente do planejamento, passando pela a execução e até a entrega na forma de melhorias para a sociedade. Queremos transparência e resolutividade de ponta a ponta.
Aqui está o nosso desafio!
O que é o Desafio + Brasil?
Vamos juntar nossos conhecimentos e nosso orgulho de ser brasileiro! Amantes de suas vocações: tecnologia, gestores municipais, administradores, técnicos das mais diversas transferências, designers, executivos, parlamentares… cidadãos comuns, mas com vontade de INOVAÇÃO.
Unidos por um objetivo: compartilhar os obstáculos que trazem problemas na transferência de recursos no Brasil para que, juntos, possamos transformar o entendimento dos obstáculos e as ideias de cada um em soluções.
Quem pode participar do desafio?
Os participantes do Desafio + Brasil podem pertencer a um dos três perfis:
1. Mentores - brasileiros envolvidos na organização oficial do evento. Entendem de transferências públicas e atuarão como facilitadores no nosso desafio, repassando conhecimento e orientando maratonistas e anjos.
2. Anjos - brasileiros que são atores nas transferências de recursos e estão prontos para INOVAÇÃO. Vontade de fazer diferente é o sobrenome desses membros da esfera pública. São eles: profissionais de Tecnologia da Informação, da área jurídica, do controle (TCU e CGU), prefeitos, parlamentares, secretários municipais, convênios (MROSC e PAC), da CNM, do Ministério da Economia (DETRV), do SERPRO, STN, entre outros membros que participam de alguma forma da transferência de recursos.
3. Maratonistas - brasileiros que estão com vontade de fazer parte de transformações concretas no nosso país sem precisar ser um especialista no assunto transferências de recursos. Profissionais e estudantes de TI, de Designe e de Administração que queriam aprender mais sobre assunto e compartilhar os seus conhecimentos sobre suas áreas, criando soluções.
Como será o desafio?
O evento acontecerá das 8:30 do dia 21 de fevereiro às 17:00 do dia 22 de fevereiro. Isso mesmo! Teremos 34 horas e 30 minutos ininterruptas de evento, incluindo 19h de maratona. Uau!
Nossos anjos têm por missão no evento passar suas realidade enquanto atores das transferências públicas no Brasil. Nossos maratonistas agarram a missão de se superar com ideias inovadoras e coerentes com essas realidades. Contudo! Nada impede que os anjos vistam a camisa dessa maratona e se juntem ao time de maratonistas.
Mentores
- Debora Arôxa, com 18 anos de experiência na área de gestão de equipes, é diretora do Departamento de Transferências Voluntárias do Ministério do Planejamento. É mestranda em Administração do Desenvolvimento de Negócios e professora de Governança no curso de pós-graduação em Gestão de Processos de Negócio;
- Kamila Brito, empreendedora do Barco Hacker, projeto que promove o intercâmbio cultural e técnico com a população ribeirinha da região de Belém (PA);
- Alline Jajah, palestrante internacional e especialista em Estratégias de Marketing com foco digital, que fez duas imersões no Vale do Silício e estudou Internacionalização de Empresas via ferramentas de busca em Boston;
Jorge Maia, cientista da computação, especializado em Internet das Coisas, consultor de negócios digitais com mais de 20 anos de experiência no mercado de tecnologia e palestrante;
- Cristiane Pereira, coordenadora do Alpha Parque Tecnológico e idealizadora do Espaço Multiplicidade Escritório Colaborativo;
- Marli Burato, com 14 anos de experiência e atuação na área de transferências de recursos da União aos Municípios, é sócia fundadora e diretora da Empresa Êxitos Eficiência em Informação e Tecnologia. É Mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina.
- Gino Terentim Junior, Consultor de Organização e Estratégia da Caixa Econômica Federal, doutorando pela Université de Bordeaux, com MBE em Economia Brasileira e MBA em Gerenciamento de Projetos pela USP;
- Wesley Almeida, que trabalha com tecnologia desde o início dos anos 1990; implantou um dos primeiros provedores de internet de Brasília e tem longa experiência com projetos de inovação tecnológica para grandes empresas corporativas;
- Alexandre Nasiasene, idealizador do Espaço Multiplicidade Escritório Colaborativo, formado em Administração de Empresas com MBA em Gestão de Projetos Foco PMI, vinte e quatro anos de experiência profissional na área de planejamento e controle de projetos.
Confira a programação e a dinâmica do evento!
Data: 21 e 22 de fevereiro de 2019.
Local: Confederação Nacional dos Municípios, St. de Grandes Áreas Norte Quadra 601 Módulo N - Brasília, DF, 70830-010 – Brasília-DF.
21/02/2019 (quinta-feira)
|
||||
Horário | Programação | |||
8h30 | Credenciamento | |||
9h | Abertura (Composição de mesa pelas seguintes autoridades:
Presidente da CNM, |
|||
10h | Coffee break | |||
10h15 | Mesa de anjos e especialistas
Mesa redonda simultânea para debater os gargalos nas transferências, nos diversos olhares, com condução de mediador; A mesa deverá contar com os seguintes perfis: Tecnologia da Informação; |
|||
12h | Intervalo almoço | |||
14h | World Café*: Simplificar os procedimentos desde a transferência do recurso até a entrega do bem público | |||
14h30 | Perspectiva: Obras | Perspectiva: Serviços | Perspectiva: Equipamento | Perspectiva: Cases TI |
Principais desafios para a execução de uma obra: abordar Atos preparatórios, execução e Prestação de Contas. |
Principais desafios para a execução de um Serviço: abordar Atos preparatórios, execução e Prestação de Contas. |
Principais desafios para a execução de um Equipamento: abordar Atos preparatórios, execução e Prestação de Contas. |
Apresentação de cases: SICONV; App Siconv Cidadão, Plataforma Mais Brasil. |
|
16h30 | Cofee break | |||
17h | Produção de ideias: Participantes terão 30 minutos para pensar em ideias para possíveis soluções dos gargalos levantados na primeira etapa. | |||
17h30 | Apresentação dos pitchs*: participantes apresentam ideias. | |||
18h15 | Votação: é realizada a votação das principais ideias para que, posteriormente, seja possível a formação dos grupos de trabalho. | |||
18h45 | Formação dos grupos: participantes escolhem de qual grupo farão parte. | |||
19h15 |
Start da maratona
|
|||
19h30 (21/02) às 14h30 (22/02) | 19h de maratona para desenvolvimento das soluções. | |||
Madrugada | Pizza time | |||
Desafio + Brasil |
22/02/2019 (sexta-feira)
|
|||
9h | Café da manhã | |||
10h | Tira dúvidas, presencial, com especialistas CNM e gestores municipais. Tira dúvidas, online, com especialistas anjos – técnicos do primeiro dia. |
|||
13h às 14h30 | Almoço | |||
14h30 | Intervalo de preparação para apresentações | |||
14h45 | Apresentação dos pitchs* e julgamento pela banca avaliadora. | |||
16h | Cofee break | |||
16h15 | Avaliação por banca das soluções apresentadas e preparo para divulgação dos resultados. | |||
16h30 | Premiação e fechamento. |
*World Café– processo flexível para geração de diálogos colaborativos entre indivíduos.
*Pitch – apresentação sumária de 3 a 5 minutos de ideias.
*Banca avaliadora composta por jurados de referência na área.
Lembretes
Os participantes devem trazer seus computadores, assim como um cadeado, pois a CNM irá fornecer escaninhos para guarda de pertences dos participantes.
Acesse o conteúdo completo em www.cnm.org.br