Fonte: Coronacidades
As redes sociais e as campanhas de comunicação são importantes aliadas da gestão pública na resposta à Covid-19. No entanto, a legislação eleitoral estabelece uma série de limitações para a comunicação das prefeituras durante o período que antecede as eleições municipais. As restrições começaram a valer em 15 de agosto, mas preveem flexibilizações para divulgações relacionadas ao coronavírus. Diante do cenário imposto pela pandemia, o Diálogos CoronaCidades promove um encontro para esclarecer como municípios podem manter a população informada sobre a Covid-19 mesmo com as restrições do período eleitoral.
Algumas questões que serão discutidas:
- É possível fazer ações de comunicação sobre a pandemia neste momento? As redes sociais da prefeitura e suas secretarias podem continuar no ar?
- Está autorizado o impulsionamento de conteúdos ou compra de mídia para comunicações sobre a pandemia?
- Gestores públicos podem continuar dando entrevistas e fazendo coletivas para falar de novas ações no combate à pandemia? É possível anunciar novas ações ou projetos da Prefeitura, como, por exemplo, inauguração de hospitais, leitos, testagens em massa, respeitando as restrições eleitorais?
- Essas regras se aplicam também para cidades em que o prefeito não concorre à reeleição?