Justiça Eleitoral do Paraguai reconhece Franco como presidente
Em comunicado divulgado nesta segunda-feira (25/6), o Tribunal Superior de Justiça Eleitoral do Paraguai reconheceu Federico Franco como legítimo presidente do país e destacou que o ex-presidente Fernando Lugo “aceitou publicamente submeter-se ao julgamento político” que resultou na sua destituição. A corte descartou também a possibilidade de antecipar as eleições presidenciais, previstas para abril do ano que vem.
Além de enfrentar pressões externas, Franco — eleito vice-presidente de Lugo em 2008 — tem o desafio de articular as alianças políticas em ano eleitoral. No dia 9 de dezembro, os partidos terão eleições internas para definir seus candidatos à presidência do Paraguai.
“Por trás desta crise, que levou à destituição de Lugo e sua substituição por Franco, está a disputa pelos recursos para financiar a campanha”, afirmou à Agência Brasil o analista político Euclides Azevedo.
Franco pertence à Frente Liberal Radical Autêntica, a segunda força política no Paraguai, depois do Partido Colorado. “Fora do poder, Lugo terá muita dificuldade em eleger um candidato”, disse Azevedo. Com informações da Agência Brasil.
Fonte Consultor Jurídico – Conjur - www.conjur.com.br
Autor Rodrigo Haidar é editor da revista Consultor Jurídico em Brasília
Data 25/06/2012
Foto Pablo Porciúncula/AFP
Legenda O novo presidente paraguaio Federico Franco toma posse no Congresso