Notícias

TRE-SP multa candidatos por veiculação de propaganda em bens de uso comum

terça-feira, 27 de setembro de 2022
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Fonte: Conjur

Conforme a Lei das Eleições, é proibida a veiculação de propaganda eleitoral nos bens de uso comum. Isso inclui aqueles aos quais a população em geral tem acesso, mesmo que privados, como lojas, centros comerciais, cinemas, clubes, ginásios, estádios e templos.

Com esse entendimento, a Justiça Eleitoral de São Paulo acolheu, neste mês de setembro, duas representações sobre propaganda eleitoral em bens de uso comum — em templo religioso e vagões de trem.

Templo
Uma das representações, proposta pelo candidato a deputado federal Cristiano Beraldo (União Brasil), envolvia propaganda e pedido de voto dentro de um culto da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil. O evento chegou a ser divulgado nas redes sociais de Marcos Pontes (Republicanos) e Sylvio Malheiro (PTB), candidatos ao Senado e à Câmara, respectivamente.

No início do mês, o desembargador José Antonio Encinas Manfré, auxiliar de propaganda no TRE-SP, determinou a remoção das postagens do Instagram e do Facebook e aplicou multa de R$ 2 mil a cada candidato.

Pontes e Malheiros recorreram, mas o Plenário da corte confirmou a decisão do relator. "Conclui-se ter havido concentração de várias pessoas com posturas, em princípio, compatíveis a um culto religioso em ambiência de templo, e com portas abertas a indicar a possibilidade do acesso de público, não bastasse a ampla divulgação em meio virtual", argumentou Manfré em seu voto.

Transporte
O ex-prefeito da capital paulista Fernando Haddad (PT), candidato ao governo estadual, ajuizou duas representações contra o governador Rodrigo Garcia (PSDB), que disputa a reeleição.

Uma delas se referia à entrega de santinhos em vagões da linha ferroviária de Franco da Rocha. Já a outra apontou distribuição do material gráfico dentro de bares e lojas no bairro da Brasilândia, zona norte da capital.

O juiz Regis de Castilho Barbosa Filho, substituto no TRE-SP, multou Garcia em R$ 2 mil pelo caso de Franco da Rocha. "Foi comprovada a entrega de santinhos por meio de fotografias postadas nas redes sociais, que dão conta de prática de atos típicos de campanha em ambiente proscrito", assinalou o magistrado.

No mesmo dia, Barbosa Filho negou o pedido de Haddad no caso da Brasilândia por falta de provas das condutas. Apesar de haver previsão legal contra a veiculação de propaganda em locais do tipo, o relator afirmou que "o contexto registrado nas fotografias e vídeo amealhados pelos representantes não demonstra, com segurança, que teria havido, de parte dos representados, distribuição de materiais publicitários dentro de bares e lojas". Com informações da assessoria de imprensa do TRE-SP.

Clique aqui para ler o acórdão
Processo 0604288-41.2022.6.26.0000

Clique aqui para ler a decisão
Processo 0604468-57.2022.6.26.0000

Clique aqui para ler a decisão
Processo 0604492-85.2022.6.26.0000

Categoria(s): 

#GRAinforma

Notícias relacionados

sex, 14 de dezembro de 2018

Dono da Dolly deve voltar ao comando da empresa, determina juiz de SP

Por entender que comprometeria os negócios da Dolly afastar o dono da empresa, Laerte Codonho, o juiz Marcelo Sacramone, da 2ª […]
Ler mais...
sex, 24 de fevereiro de 2017

Assessoria do TSE é responsável por analisar cerca de 80% das aplicações do Fundo Partidário

Com a missão maior de garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e […]
Ler mais...
seg, 17 de setembro de 2018

TSE determina retirada de vídeo de Lula das redes sociais

Por Gabriela Coelho O ministro Carlos Bastide Horbach, do Tribunal Superior Eleitoral, determinou, em duas liminares, nesta sexta-feira (14/9), a retirada […]
Ler mais...
sex, 11 de julho de 2014

Eleições 2014: candidatos já podem fazer propaganda eleitoral

Desde o último domingo (6), os candidatos podem dar início à propaganda eleitoral, prevista na Lei nº 9.504/1997 (art. 36, […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram