Notícias

TSE e TREs avaliam processo de prestação de constas das eleições de 2012

quinta-feira, 07 de março de 2013
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia
Fonte da imagem: TSE

Fonte da imagem: TSE

Na quarta-feira (20/2), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebe servidores de todos os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) que trabalham diretamente na área de prestação de contas para fazer uma avaliação do processo de prestação de contas eleitorais. Essa é a última fase da Avaliação das Eleições 2012, que debate as experiências adquiridas durante o processo eleitoral.

O secretário-geral do TSE, Carlos Henrique Braga, participou da abertura do encontro nesta manhã e afirmou que além de fazer uma análise das eleições passadas, as discussões servirão para projetar melhores perspectivas para os próximos anos.

“A administração está de passagem, mas a instituição fica, e nós precisamos solidificar as conquistas e projetar um horizonte melhor não só para os servidores, para os cidadãos, mas acima de tudo para o país”, afirmou o secretário-geral ao destacar que esse encontro permite a troca de informações e a busca constante e permanente pela excelência da prestação do serviço.

De acordo com ele, as coordenadorias de contas eleitorais e partidárias são órgãos sensíveis dentro da estrutura da Justiça Eleitoral, uma vez que “a cada dia as atenções se voltam mais para o trabalho desenvolvido, a cada dia os cidadãos, democraticamente, querem saber mais onde são aplicados os recursos dos partidos políticos, dos seus representantes, e como são os gastos de campanha”.

O diretor-geral do TSE, Anderson Vidal, também participou da abertura e informou que está sendo desenvolvido um manual com as principais lições aprendidas durante as eleições do ano passado com o objetivo de identificar quais as principais dificuldades enfrentadas e evitar que eventuais falhas se repitam.

Com a avaliação realizada nesta quarta-feira, as coordenadorias de prestação de contas também dão um primeiro passo para a preparação das Eleições 2014. A análise minuciosa do último pleito é o ponto de partida para a Justiça Eleitoral mapear problemas, identificar soluções e aperfeiçoar o processo eleitoral brasileiro.

Avaliação das Eleições 2012

A reunião geral de Avaliação das Eleições 2012 aconteceu no final de novembro, quando diversos grupos de trabalho debateram temas como totalização de votos, logística de urnas, registro de candidatura, propaganda eleitoral, biometria, comunicação e infraestrutura de tecnologia da informação.

A prestação de contas não foi incluída na pauta da reunião porque o calendário eleitoral determina o dia 6 de novembro como prazo final para que candidatos, comitês financeiros e partidos políticos encaminhem à Justiça Eleitoral as prestações de contas referentes ao primeiro turno, e o dia 27 de novembro para os que concorreram ao segundo turno das eleições.

O tema prestação de contas é debatido posteriormente, em encontro exclusivo, justamente para que os responsáveis pelo setor nos TREs tenham tempo hábil para identificar eventuais problemas e propor soluções.

O encontro ocorre no Auditório II do TSE das 9h às 19h desta quarta-feira, sob o comando do chefe da Coordenadoria de Exame e Prestação de Contas Eleitorais (Coepa) do TSE, Thiago Bergmann.

Leia a notícia completa em:
TSE
www.tse.jus.br

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

qua, 20 de maio de 2020

Ministro do TSE cassa decisão do TRE-PB e determina retorno do prefeito de Dona Inês ao cargo

Fonte: Click PB O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou a decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) e devolveu […]
Ler mais...
seg, 21 de novembro de 2022

André Ramos Tavares é nomeado ministro substituto do TSE na classe dos juristas

Fonte: TSE O advogado e professor de Direito André Ramos Tavares foi nomeado nesta quarta-feira (9) para uma das vagas […]
Ler mais...
qui, 20 de julho de 2023

STF define parâmetros para nortear decisões judiciais a respeito de políticas públicas

Fonte: STF O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) fixou parâmetros para nortear decisões judiciais a respeito de políticas públicas […]
Ler mais...
qui, 10 de dezembro de 2020

Improbidade sem enriquecimento ilegítimo não causa inelegibilidade, diz TSE

Fonte: Conjur A Lei da Ficha Limpa, ao estabelecer a inelegibilidade do candidato que tenha contra si condenação por improbidade […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram