Notícias

Suspensa propaganda do PMDB que destacava vice-governador do RJ

segunda-feira, 11 de março de 2013
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia
Foto:Nelson Jr./ASICS/TSE

Foto:Nelson Jr./ASICS/TSE

A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Nancy Andrighi concedeu nesta quinta-feira (7) liminares determinando que o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) suspenda a exibição de inserção partidária, no rádio e na televisão, que promova eventual candidatura de Luiz Fernando Pezão ao governo do Rio de Janeiro nas eleições de 2014. A ministra proibiu que a mídia do PMDB de caráter nacional, mas exibida regionalmente no Rio de Janeiro no dia 5 de março, voltasse a ser veiculada nos dias 7, 9 e 12 de março, ou em qualquer outro. A ministra considerou que houve desvirtuamento da propaganda partidária e autorizou o PMDB a substituir o conteúdo da inserção.

O diretório nacional do Partido da República (PR) entrou com duas representações do TSE, com pedidos de liminar, informando que o PMDB teria utilizado inserções nacionais da legenda, transmitidas no dia 5 de março de 2013, para fazer propaganda antecipada de uma eventual candidatura de Luiz Fernando Pezão a governador do Rio de Janeiro em 2014.

Pelo artigo 45 da Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/1995), só é permitido ao partido: difundir na propaganda partidária gratuita, veiculada no rádio e televisão, os programas partidários; transmitir mensagens aos filiados sobre a execução do programa partidário, dos eventos relacionados a este e das atividades congressuais da legenda; divulgar a posição do partido em relação a temas político-comunitários; promover e difundir a participação política feminina, dedicando às mulheres o tempo que será fixado pelo órgão nacional de direção partidária, observado o mínimo de 10%.

Nas representações, o PR solicitou ao TSE a concessão de liminar para suspender a veiculação das inserções partidárias nacionais do PMDB previstas para os dias 7, 9 e 12 de março, temendo que o partido volte a incorrer na mesma irregularidade.

No mérito das representações, o PR pede que o PMDB seja punido com cassação de tempo de propaganda partidária equivalente a cinco vezes ao tempo supostamente utilizado na inserção de 5 de março para promover a candidatura de Fernando Pezão. Além disso, o PR requer a aplicação de multa ao PMDB, com base no parágrafo terceiro do artigo 36 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997).

Decisão

A ministra Nancy Andrighi afirma que, examinadas a transcrição da mídia e a documentação que a acompanha, constata-se que “a propaganda impugnada, elaborada na forma de jingle, cuida de chamar a atenção para a figura de "Pezão" ”, atual vice-governador do Rio de Janeiro, sendo possível deduzir, “pretensamente, sua presença ou atuação em obras de infraestrutura viária em comunidades do estado”. A ministra ressalta que houve, no caso, desvio de finalidade da propaganda partidária do PMDB.

Segundo a ministra, nada há na inserção do PMDB que “induza ao atendimento das finalidades a que se deve destinar a publicidade partidária”. “Não se cuidou de difundir os programas partidários, de transmitir mensagens aos filiados sobre sua execução, eventos ou atividades congressuais da agremiação, de divulgar a posição do partido relativamente a temas político-comunitários ou promover a participação política feminina”, diz a relatora.

 

Leia a notícia completa em:
TSE
www.tse.jus.br

 

 

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

qua, 18 de setembro de 2019

STJ fixa em 1% verba honorária de execução fiscal extinta de quase R$ 3 milhões

A 1ª turma do STJ deu parcial provimento a recurso para condenar o Estado de SP ao pagamento de 1% […]
Ler mais...
qui, 08 de dezembro de 2016

Justiça Eleitoral publica decisão que cassou prefeito de Pirapozinho

Consta no "Diário da Justiça Eletrônico", do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desta terça-feira (6), a publicação da […]
Ler mais...
qui, 30 de janeiro de 2014

TRE extingue pedido de perda de cargo do deputado estadual Neilando Pimenta

Por unanimidade, na sessão dessa quarta-feira (29), o TRE de Minas extinguiu, com julgamento do mérito, pedido do Ministério Público […]
Ler mais...
seg, 05 de agosto de 2019

Gastos com vale-pedágio e rastreamento geram créditos de PIS e Cofins

Fonte: Jota Duas soluções de consulta, publicadas pela Receita Federal no início de julho, trazem respostas às transportadoras sobre serviços […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram