Já está sendo veiculada nas emissoras de rádio e televisão de todo o País a campanha de regularização do título elaborada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e destinada aos que não votaram e nem justificaram a ausência nas três últimas eleições. O eleitor nesta situação que não procurar um cartório eleitoral até o próximo dia 25 terá o título cancelado.
Campanha
A campanha, composta de um vídeo, um spot, ambos de 30 segundos, e de um cartaz, tem o conceito “Voto Limpo”, o mesmo utilizado na Campanha de Esclarecimento ao Eleitor nas eleições municipais do ano passado e traz, inclusive, os mesmos personagens da campanha anterior.
Regularização
Para ficar quite com a Justiça Eleitoral, o eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral até o dia 25 de abril portando documento oficial com foto, título eleitoral, comprovantes de votação, de justificativa eleitoral e de recolhimento ou dispensa de recolhimento de multa. Em todo o País 1.514.622 estão em situação irregular e podem ter o título cancelado.
Restrições
O eleitor que não regularizar a sua situação eleitoral sofre uma série de restrições, entre elas, não poder ser candidato a cargo eletivo, não poder tirar passaporte, não pode ser empossado em cargo púbico e nem se matricular em instituição de ensino público.
Leia a notícia completa em:
TSE Notícias
www.tse.jus.br